Covid-19: Prefeito Mário Alexandre participa de videoconferência com governador para alinhar ações


O prefeito Mário Alexandre participou nesta segunda-feira (1º) de uma reunião por videoconferência com o governador Rui Costa e 27 prefeitos dos municípios que integram o Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Itabuna e Ilhéus. No encontro, foram discutidas ações e medidas para reduzir a curva de contágio da Covid-19 na Bahia e soluções que mantenham equilíbrio entre o cenário epidemiológico e a atuação de setores da sociedade.

“Uma reunião proveitosa. Dialogamos no sentido de solicitar a abertura de mais leitos de UTI para desafogar o nosso município. Itabuna, por exemplo, vai abrir alguns leitos para dar esse suporte. Isso é fundamental para termos uma segurança e cuidar da vida e saúde dos nossos cidadãos”, frisou Mário Alexandre.

O gestor destacou a importância da adoção de medidas necessárias para o funcionamento responsável e seguro das atividades econômicas na cidade. Na ocasião, elogiou a iniciativa do governador Rui em promover a reunião com os prefeitos em busca de consenso na tomada de decisões, execução de medidas de enfrentamento da Covid-19 e fortalecimento da rede básica de saúde. “A união entre os municípios da nossa região e o Governo do Estado é primordial para vencermos a guerra contra o coronavírus”.

Novas medidas – Conforme o chefe do Executivo ilheense, na quarta-feira (3), as atividades comerciais e os serviços não essenciais serão retomados, com ampliação do toque de recolher das 20h para as 19h. A medida será anunciada nos próximos dias e a proibição da circulação noturna passará a valer das 19h às 5h. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus, Anselmo Clement, ressaltou o diálogo que o Município mantém com todos os setores produtivos desde o início da pandemia.

“Queremos agradecer ao prefeito por receber as solicitações da CDL e aproveitar para reforçar as medidas de segurança, não podemos relaxar. Se todos ajudarem, Ilhéus ficará livre o mais rápido possível dessa doença”. No dia 21 de fevereiro, foram abertos mais 20 leitos de UTI no município e na última semana mais 10 respiradores foram instalados no Centro de Atendimento Covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado no domingo (28), dos 70 leitos de UTI habilitados em Ilhéus, 36 estão ocupados com pacientes oriundos de outras cidades da região.

“Sabemos da importância de usar máscara de proteção, álcool em gel e evitar qualquer forma de aglomeração. Nós estamos com 88% dos 70 leitos de UTI ocupados. Que Deus possa nos abençoar neste momento mais difícil que Ilhéus e toda a Bahia enfrentam. Essa é a minha preocupação enquanto médico e gestor e quero agradecer a compreensão de todos”, finalizou o prefeito.