Morre dirigente partidário que interferiu na eleição de 2004 em Ilhéus


Morreu em Salvador nesta quarta-feira (24) Alexandre Brust, aos 83 anos. Entre tantas contribuições à política, Brust ajudou a fundar o PDT no Brasil.

Ele estava internado em decorrência de uma pneumonia. Brust passou por diversos cargos, inclusive pela presidência da Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro. Mais recentemente, foi presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral da Bahia.

O velório será realizado no cemitério Jardim da Saudade, a partir das 13 horas desta quinta-feira. A cremação acontecerá às 17 horas.

Eleição em Ilhéus.

Em 2004, Brust era dirigente estadual do PDT, e interferiu na composição política na eleição, quando o partido teve uma racha entre os membros do diretório e o presidente municipal, Fred Gedeon III, apoiado pelo 1º secretário.

O presidente municipal do PDT queria apoiar o então candidato a prefeito Roland Lavigne, enquanto grande parte do diretório queria seguir com o candidato do PMDB, Valderico Reis, no qual tinham indicado o empresário e cacauicultor Ozeias Gomes na vice.

A briga política foi parar na justiça eleitoral, originando uma batalha judicial que acabou no TSE.

A ação de Brust como dirigente estadual  foi fundamental para o apoio do PDT ao candidato Roland Lavigne. Ele apoiou, interferiu e validou a ata lavrada pelo então presidente municipal do PDT, o advogado Fred Gedeon. Com isso o PMDB, teve 24 horas para trocar o vice de Valderico, indicando o novo vice, Newton Lima.

Valderico ganhou a eleição, e pouco meses depois foi cassado e o vice assumiu.