Passageiros seguem submetidos a aglomerações no transporte público em Ilhéus


Passageiros que dependem do transporte público enfrentaram aglomeração diária em ônibus do município de Ilhéus. Usuários vêm usando as redes sociais para expor a situação e pedir uma ação direta do órgão fiscalizador.

O aumento de aglomeração se deu devido à frota reduzida do transporte público, principalmente para o interior de Ilhéus. Imagens gravadas por um cidadão mostram a superlotação em ônibus da empresa São Miguel, que circula na zona norte de Ilhéus.

A alta concentração de usuários novamente acontece em meio ao cenário epidemiológico de alta transmissão da Covid-19, que fez os governos do Bahia e de Ilhéus, implementarem medidas sanitárias mais restritivas, como toque de recolher, e o impedimento de festas e eventos.

Vídeo que circula nas redes sociais mostra ônibus lotado:

O diretor da Sutran, George Moreno, disse ao Blog Agravo, que a prefeitura vem realizando fiscalização semanalmente, mas está comprovado que as empresas vêm descumprindo o decreto municipal de rodar com 100 % da frota.

“Estamos realizando um relatório, para que seja realizada a parte de notificação das empresas por estarem descumprindo os critérios estabelecidos para a circulação durante esse período de pandemia. São no máximo 12 pessoas em pé.” explicitou diretor.

Ao Blog Agravo, um preposto da empresa São Miguel confirmou que vem rodando com menos de 100 % da frota devido a pouca demanda de passageiros, e custos para a empresa.

Enquanto o impasse entre a prefeitura e as empresas continua, o transporte público vai sendo um dos focos principais da transmissão da Covid-19 no município.