Pessoas vindas de outras cidades ocupam mais de 60% dos leitos de UTI para Covid-19 em Ilhéus


Dos 50 pacientes com Covid-19 internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neste sábado (20) em Ilhéus, 32 são oriundos de outras cidades, segundo informa a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Esse total representa uma taxa de cerca de 65% de ocupação dos 50 leitos habilitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de casos graves da doença.

Devido ao aumento de casos, a Prefeitura pretende abrir 20 leitos de suporte ventilatório no Centro de Atendimento Covid-19, para garantir assistência a curto prazo e atender a demanda regional por internação. Contudo, a Sesau reitera a importância de manter os cuidados, com uso de máscara de proteção, álcool em gel e distanciamento social, pois a infraestrutura da rede hospitalar não cresce na mesma proporção que a curva de casos.

Toque de recolher – Com o intuito de evitar a propagação da Covid-19 e diminuir o número de casos ativos da doença, o governador Rui Costa decretou toque de recolher das 22h às 5h, até o dia 25 de fevereiro. A medida restringe a circulação de pessoas e o funcionamento de bares, restaurantes e similares no período estabelecido.

Veja abaixo a relação dos municípios e o número de pacientes internados em Ilhéus.

Município

Número de pacientes internados

Almadina

1

Aurelino Leal

2

Camacã

1

Canavieiras

3

Eunápolis

1

Gandu

1

Ibicaraí

3

Ibirapitanga

3

Ipiaú

2

Ituberá

1

Itabuna

2

Itapitanga

1

Jaguaquara

1

São José da Vitória

1

Taperoá

1

Ubaitaba

1

Ubatã

1

Una

4

Uruçuca

1

Vitória da Conquista

1