População aplaude a volta inaugural dos ônibus em Itabuna


Prefeito Augusto Castro percorreu algumas avenidas em Itabuna e foi aplaudido pela ação no transporte público.

 

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, recebeu muitos aplausos ao participar da volta inaugural de parte da frota de 50 ônibus do transporte público por avenidas do centro da cidade no final da tarde desta terça-feira, dia 16. A passagem dos veículos pelas avenidas do Cinquentenário e Amélia Amado foi saudada por comerciários e clientes.

Na porta das lojas as pessoas demonstravam a felicidade de contar com transporte público de qualidade, a partir desta quarta-feira, dia 17, depois de o sistema entrar em colapso desde março do ano passado por conta da pandemia do novo coronavírus. Foram 11 meses sem ônibus na cidade.

Dentre as novidades anunciadas pelo prefeito estão sistemas wifi, USB e de reconhecimento facial, além da integração. Para isso, cinco pontos, no centro da cidade, foram selecionados para o Sistema de Integração: Praça da Laura Conceição (Catedral); Beira-Rio; Praça Otávio Mangabeira (Camacan); Centro Comercial e Avenida Amélia Amado.

O usuário poderá fazer o transbordo em até uma hora a partir do momento em que pagar a passagem. Dessa forma, os cidadãos pagarão apenas a tarifa de R$ 3,70 no deslocamento de um ponto a outro da cidade. Por exemplo, quem sair de bairros da zona oeste para a Califórnia descerá do ônibus no centro e tomará outro em direção ao destino.

O prefeito Augusto Castro disse que, pelo menos seis dos veículos do grupo empresarial Atlântico Transportes que vão operar em Itabuna terão ar-condicionado. “Estamos cumprindo a promessa de fornecer transporte público aos cidadãos. Para isso, assinamos o contrato emergencial com a empresa que também admitiu 230 cobradores, motoristas e pessoal de outros setores na própria cidade”, expressou.

Na manhã de hoje, uma equipe da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran), comandada pelo titular da pasta, Thales Silva, vistoriou os veículos. Foram observados itens como funcionamento do elevador de acesso para pessoas com deficiência, cinto de segurança, campainha e abertura e fechamento das portas.