Ilhéus: PRF recupera carro roubado e prende motorista por uso de documento falso e receptação


Foto divulgação PRF/Bahia.

Na manhã desta terça-feira (16), durante fiscalização no KM 19 da BR- 415, trecho do município de Ilhéus (BA), policiais rodoviários federais abordaram uma caminhonete Montana, com placas de Salvador.

Foram solicitados os documentos do veículo e do condutor, quando em uma verificação minuciosa do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), a equipe identificou indícios de falsificação e com sinais claros de adulterações nos caracteres de impressão.

Durante a fiscalização no carro, foram encontradas também indícios de adulterações nos elementos identificadores, o que levou a equipe a aprofundar a verificação na Montana. Com técnicas de identificação veicular, os PRFs perceberam elementos que indicavam outro veículo e constataram se tratar na realidade de um carro com ocorrência de roubo, registrada em julho/2019.

Para não levantar suspeitas, as placas originais foram trocadas por outras ‘clonadas’ de um veículo com características semelhantes.

Questionado, o condutor informou que pagou pelo carro R$ 23 mil reais e disse desconhecer às irregularidades apresentadas.

Diante dos fatos, ele foi encaminhado juntamente a documentação apreendida e o veículo à Delegacia de Polícia Civil local, para os procedimentos legais. Ele responderá pelos crimes de receptação (art. 180) e uso documento falso (art. 304), ambos do Código Penal Brasileiro.

Após contato foi localizado o proprietário da caminhonete, que confirmou o roubo. Ele ficou extremamente feliz com a recuperação do seu veículo. Disse ainda que estava desesperado, pois não possuí seguro e o carro é utilizado na sua atividade profissional.

A PRF alerta que ao adquirir um veículo seminovo é importante conhecer a procedência, duvidar de ofertas muito vantajosas e sempre realizar todos os trâmites burocráticos de transferência de propriedade. Essas são dicas importantes para se evitar cair em golpes, ter prejuízos financeiros e ainda responder pela prática do crime de receptação de veículo roubado.