Incompetência ou falta de gestão ?


Maternidade Santa Helena.

Não é de hoje que os meios de comunicação trazem histórias cabulosas e tristes de gestantes que buscam a maternidade Santa Helena do Hospital São José. Mais um relato de incompetência ou falta de vontade de ajudar ao próximo, aconteceu na instituição.

Uma gestante entrou em trabalho de parto na madrugada do dia 9 de fevereiro de 2021. Foi levada à maternidade e atendida por uma enfermeira, que depois de realizar o toque, relatou que o bebê tinha defecado na barriga da mãe. A profissional informou que seria um risco realizar o parto sem UTI Neonatal e aconselhou a grávida a procurar o hospital Manoel Novais em Itabuna.

A gestante pagou R$100,00 em uma corrida de táxi até a cidade vizinha de Itabuna, onde foi bem atendida pelo obstetra de plantão. Para surpresa da gestante e dos acompanhantes, o diagnóstico dado pela equipe da maternidade Santa Helena, em Ilhéus, estava totalmente equivocado.

A paciente estava se preparando para fazer uma cesariana, quando o bebê nasceu de parto normal, lindo e saudável, em Itabuna. Esse relato acabou num final feliz. Mas quantos outros terminaram com dor profunda e infelicidade aqui em Ilhéus ?

Mais uma vez temos que refletir o que acontece no hospital São José. Quantas mulheres devem ter passado pelo mesmo problema? Quantos bebês morreram pela incompetência alguns dos prepostos do hospital?

Claro que temos de reconhecer a importância da instituição da Santa Casa para Ilhéus, única maternidade em funcionamento no município. Mas temos que analisar que as benfeitorias poderiam ser bem maiores, se o hospital tivesse uma administração coerente, transparente e com planejamento de crescimento.

O problema do Hospital São José, não é só falta de atendimento humanizado, mas financeiro. Um buraco sem fundo!

Temos que abraçar o hospital São José. Primeiramente, requerendo uma auditoria da Receita Federal, Conselho de Saúde, para apurar desmandos que ocorrem há anos, sem que ninguém pague por isso. Estamos falando de verbas federais!

O problema é a transparência presa em uma caixa preta, que ninguém consegue abrir!