Bahia só deve receber novas doses de vacinas contra o coronavírus na próxima semana


Secretário Fábio Vilas Boas.

O lote de vacinas que chegaria à Bahia na quarta-feira (17) só deve chegar ao estado no próximo dia 23. De acordo com o secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, o Ministério da Saúde reagendou a distribuição dos imunizantes. A Bahia deve receber em torno de 300 mil doses, quantidade que o secretário afirma ser insuficiente e que “não permite sequer completar a primeira fase toda da imunização”.

O secretário afirma que se não houver um aporte de vacinas de outros laboratórios “nós vamos continuar em um processo arrastado e lento, dando a impressão de que estamos fazendo alguma coisa de relevante para a população, dando a impressão à população de que está sendo vacinada, quando na verdade a fração de vacinados é muito pequena”.

Secretário alerta para risco de sobrecarga no sistema de saúde da Bahia

O secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, também falou sobre a ocupação de leitos para o tratamento de pacientes com covid-19 na Bahia. Ele afirmou que o estado tem conseguido manter uma taxa de cerca de 70% nos grandes hospitais, mas informou que algumas unidades de saúde regionais estão saturadas.

Vilas-Boas disse que o estado tem feito a abertura de novos leitos onde é possível, mas frisou que “isso não deve servir como justificativa ou como válvula de escape para alguém achar que, como não está aumentando a taxa de ocupação, as pessoas podem ficar fazendo festas e aglomerações”. O secretário concluiu dizendo que “se nós não aumentarmos a nossa capacidade, nós vamos começar a ver as pessoas morrendo nas UPAS”.