Pacientes com Covid-19 de outros municípios ocupam cerca de 65% dos leitos de UTI em Ilhéus


Referência para tratamento da Covid-19 na Bahia, Ilhéus absorve a demanda da região Sul do estado, com 50 leitos habilitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento a casos da doença. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), das 48 pessoas internadas nesta quinta-feira (11), 30 são oriundas de outros municípios. A Sesau informa que devido à rotatividade dos leitos os números variam diariamente.

Com a alta taxa de ocupação, a Prefeitura avalia, junto à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a abertura de leitos de suporte ventilatório no Centro de Atendimento Covid-19, montado no Centro de Convenções de Ilhéus. Conforme a Sesau, é importante que a população continue seguindo rigorosamente as medidas e protocolos de segurança sanitária, com uso de máscara de proteção, álcool em gel e distanciamento social, pois a infraestrutura da rede hospitalar não cresce na mesma proporção que a curva de casos.

Após analisar o panorama da pandemia na Bahia, o titular da Sesab, Fábio Vilas-Boas, alertou a população sobre a taxa de óbitos por Covid-19 no estado. De acordo com ele, 40% das pessoas que vão para a UTI acabam morrendo. Por esse motivo, acrescentou, é primordial redobrar os esforços para diminuir o número de internações. Os pacientes assistidos em Ilhéus são oriundos de Almadina; Aurelino Leal; Camacan; Canavieiras; Eunápolis; Ibicaraí; Ibirapitanga; Ibirataia; Ipiaú; Itabela; Itacaré; Itapitanga; Itabuna; Jaguaquara; Taperoá; Ubatã; Ubaitaba; Una; Uruçuca e Vitória da Conquista. A cidade também recebe pacientes vindos de Gandu; Mucuri e Porto Seguro.