Em Ilhéus, obras do Hospital Materno-Infantil alcançam 98% de avanço físico


Polo de saúde do Sul da Bahia, essa é a definição do prefeito Mário Alexandre em relação ao pacote de investimentos executados em Ilhéus, reflexo da parceria exitosa com o Governo do Estado. A construção do hospital materno-infantil de alta complexidade é resultado do trabalho conjunto entre os entes, mas acima de tudo representa um importante passo na otimização da saúde no município e em toda a região.

“A gente avança na saúde com a execução de obras extremamente importantes para a nossa cidade. Nessa parceria com o governador Rui Costa e toda a sua equipe vamos ampliar a cobertura da Atenção Básica e melhorar a oferta de atendimento neonatal e pediátrico, garantindo às nossas mães uma assistência digna e de qualidade”, frisou Mário Alexandre.

De acordo com Hugo D’Oliveira Santos, engenheiro responsável pela obra, nesta etapa estão sendo executados os serviços de pintura; pavimentação externa; instalação em geral e de piso vinílico, colocação de corrimão inox; construção de passeios; aplicação de Alumínio Composto (ACM) e limpeza final. Com 98,5% de avanço físico, o Governo estima que o hospital materno-infantil seja entregue até o mês de abril do ano em curso.

Conforme a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o equipamento vai dispor de uma unidade pediátrica, com leitos de UTI; um moderno centro cirúrgico e obstétrico, com leitos para parto normal e cesárea; além de leitos de terapia intensiva e semi-intensiva neonatal. Orçado em R$ 40 milhões, o hospital contará com 105 leitos de internação, integrados à Rede Cegonha e atenção às urgências e emergências com funcionamento 24 horas e acesso por demanda espontânea e referenciada.

Mais investimentos – Durante a edição de terça-feira (9) do programa Papo Correria, o governador Rui Costa anunciou para a primeira quinzena do mês de março a assinatura da ordem de serviço para construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Esperança e uma Unidade Básica de Saúde (UBS), ao lado do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC). Somado aos investimentos em questão, o ente estadual avalia a abertura de 80 leitos no HRCC, visando desafogar a demanda por atendimento ambulatorial na região. A Prefeitura, por sua vez, planeja construir mais cinco postos de saúde, aumentando a cobertura da Atenção Básica de 56% para 75% em Ilhéus.