Prefeitura de Ilhéus reordena barracas na Praia do Cristo


Iniciada há uma semana, a operação integrada entre a Prefeitura de Ilhéus e a Polícia Militar (PM-BA) visa reordenar as barracas instaladas na Praia do Cristo devido aglomerações constantes no local e para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) na cidade. A Administração Municipal informa que a nova organização está em fase de teste e estabeleceu prazo de quatro finais de semana seguidos para a readequação, contados a partir do dia 31 de janeiro. As barracas só poderão permanecer no local se cumprirem as normas estabelecidas.

“A gente realiza essa ação importante de adaptação e manutenção das barracas na Praia do Cristo, a fim de diminuir os transtornos e para que os comerciantes vendam os seus produtos. Não medimos esforços para promover melhorias, mas é importante que todos cumpram as determinações exigidas pelos órgãos competentes”, explicou Mozart Aragão, secretário de Meio Ambiente e Urbanismo.

Realizado pelo setor de Fiscalização de Postura, Vigilância Sanitária, pela Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram) e Guarda Civil Municipal (GCM), com apoio da PM, o trabalho é a forma legal encontrada pela Prefeitura para manter a atividade na localidade. Apenas 15 barracas estão autorizadas a funcionar aos sábados, domingos e feriados, com padronização e cinco mesas cada. Todos os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19 devem ser estritamente seguidos, com uso de máscara de proteção, álcool em gel e distanciamento entre as mesas.

O Município também realiza a fiscalização na área para evitar a utilização do estacionamento próximo à praia e o uso de paredões de som, visto que estimulam aglomerações de pessoas. Quem desobedecer as regras estará sujeito ao pagamento de multa e apreensão do veículo.