Comandante de Operações dos Bombeiros visita presidente da Câmara


O presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, vereador Jerbson Moares, recebeu ontem (02) à noite, em seu gabinete, no Palácio Teodolino Ferreira, o coronel PM Miguel Filho, comandante de Operações dos Bombeiros Militares do Interior, com sede em Feira de Santana. Além de já ter atuado em Ilhéus, o coronel Miguel tornou-se amigo do presidente da Câmara quando trabalharam em parceria no combate às manchas de óleo no litoral de Ilhéus. À época Jerbson era o secretário municipal de Meio Ambiente e o trabalho realizado em Ilhéus foi considerado referência nacional.

O coronel Miguel comanda 15 unidades operacionais do Corpo de Bombeiros da Bahia, todas no interior. Em Ilhéus, o grupamento conta com 126 militares e foi fundamental no trabalho de limpeza dos mais de 90 quilômetros de litoral do município. O trabalho é lembrado pelas duas lideranças como um modelo vitorioso de parceria da sociedade civil com a instituição militar. A criação de um comitê gestor de crise no desastre ambiental serviu como referência para a criação do comitê municipal de crise da Covid-19.

Presença militar

A visita ao presidente da Câmara faz parte de um trabalho de execução de diretrizes do Bombeiro Militar em todo o estado. Por conta das condições geográficas de Ilhéus, uma cidade cercada de morros e altos habitados, o coronel defende o fortalecimento das equipes de Defesa Civil, com a participação estratégica militar no comando das operações. “A gente observa que em muitos lugares o representante da Defesa Civil não conta sequer com uma estrutura mínima para agir. A presença militar nesta função pode ser importante para treinamentos e ações, com pessoas especializadas e preparadas até para situações de grandes catástrofes”.

A ideia da presença militar na função ganha o apoio de Jerbson Moraes. “Essa integração deve ser intensificada”, destaca. O presidente da Câmara lembra que a Prefeitura está prestes a enviar ao Poder Legislativo uma Reforma Administrativa, que já poderá contar com essa mudança. O presidente da Câmara vai provocar este encontro do militar com o prefeito, a fim de debaterem melhor a proposta.

O coronel Filho fez questão de destacar que suas ações seguem as diretrizes do comando Geral e que precisam de uma decisão final do seu superior. Acompanharam o coronel Miguel Filho na visita ao presidente Jerbson Moraes, o Tenente Rômulo Nunes e o Tenente Coronel, Ednei Factum, comandante do grupamento de Ilhéus.