Prefeitura divulga tabela de horário para coleta de lixo em Itabuna


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Superintendência de Serviços Públicos, da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, divulgou tabela com os horários da coleta de lixo domiciliar nos bairros e centro da cidade. Com isso, espera a cooperação da população para que acondicione o lixo na porta de casa minutos antes da passagem dos caminhões compactadores.

“A divulgação da hora em que o caminhão coletor vai passar na rua pretende conscientizar a população, principalmente depois que estamos executando faxinaço em toda a cidade com o recolhimento de entulhos e lixo”, destaca o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho.

Segundo ele, a empresa responsável pela limpeza e coleta urbana e rural de Itabuna definiu sete rotas para a coleta diária. Por isso, as pessoas devem estar atentas aos horários que se iniciam sempre às 7 horas. Os roteiros estão disponíveis no site e nas redes oficiais da Prefeitura.

A primeira rota se inicia às 7 e prossegue até às 9h30min, em 27 bairros. Outra, a partir das 9 h e até o meio dia cobre 23 bairros. O turno da tarde se inicia às 14 horas nos distritos rurais de Itabuna (Itamaracá, Mutuns, Nossas Senhora das Graças, Roça do Povo e Vitória Loup Soares).

O turno da noite começa às 18 horas em outros 22 bairros e às 20 horas em 13 áreas da cidade. A última rota, com início às 21 horas em 25 bairros, se encerra às 4 horas da manhã.

Sousa Lino Filho diz que com a divulgação se deseja evitar que as pessoas coloquem o lixo na porta de casa depois que o caminhão coletor tenha passado ou que muito antes disso, o que facilita que o lixo se espalhe pela ação de animais que circulam livremente pelas ruas.

“Precisamos manter a cidade limpa, livre de lixo e de entulhos. E mais: livre de insetos como ratos, baratas e moscas, além de animais peçonhentos, que se proliferam e transmitem doenças aos seres humanos”, apela o superintendente. Ele destaca que, se o poder público e a comunidade fizerem sua parte, Itabuna será modelo de cidade limpa e bem cuidada.