Um dia antes da abertura, vereadores se reúnem para detalhar Regimento Interno e debater a LOM


Um dia antes da abertura oficial dos trabalhos legislativos em Ilhéus, que ocorre nesta terça (02) às 16 horas, o presidente da Câmara de Vereadores, Jerbson Moraes, promoveu um café da manhã, hoje (01), para apresentar aos parlamentares detalhes do funcionamento do Regimento Interno da Casa e da Lei Orgânica do Município.

“Temos a necessidade de mostrar aos vereadores que estamos na busca permanente para que tenhamos uma gestão aberta às mudanças que representem a valorização do Poder Legislativo e ao entendimento entre os seus pares”, disse, acrescentando que não são medidas para impor, mas atitudes para ajudar ao bom funcionamento da Câmara.

Na oportunidade, o presidente explicou como será a primeira sessão, que contará com a participação do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre. Reeleito para mais quatro anos no comando administrativo da cidade, o prefeito vai apresentar mensagem contendo um diagnóstico econômico e social da cidade e quais os planos para o exercício de 2021. Na quarta, os vereadores iniciarão a eleição para a escolha dos membros das Comissões Técnicas da Casa.

Grupos criados

Durante o encontro de hoje pela manhã, foi oficializado o grupo da base governista, de apoio ao prefeito Mário Alexandre, composto por seis partidos presentes (PSD, PSB, PV, PSL, Podemos, Republicanos), além do bloco parlamentar PT/PCdoB, com três vereadores e as siglas que se posicionaram na condição de independentes: DEM, PTB e PSDB.

Com medidas de segurança sanitária impostas por conta da Covid-19, o acesso ao público será limitado à 50 pessoas no plenário Gilberto Fialho. Mas as sessões de terça e quarta-feiras serão transmitidas online, pelas páginas das redes sociais da Câmara (Instagram e Youtube). Os links serão disponibilizados amanhã, por volta do meio-dia.

Iniciativa bem recebida

Vereadora de primeiro mandato, a professora Enilda Mendonça elogiou o encontro de hoje e disse que um começo desta forma é fundamental por que cria-se expectativa de organização, como as coisas irão acontecer. “Passa também a ideia da diversidade na política e da unidade no objetivo de fazer um legislativo mais forte”, elogiou.

Um dos mais experientes vereadores da Casa, Ivo Evangelista, cumprindo o seu quarto mandato, disse que um dos grandes desafios da Câmara é, desde o início do mandato, trabalhar na conscientização de mostrar a real função do Poder Legislativo. “Crescer com responsabilidade e com a visão de que o poder público pertence, de fato, ao povo”.

Outro vereador experiente, Paulo Carqueija, no exercício do seu terceiro mandato, disse que iniciativas como a do presidente Jerbson Moraes, facilitam a convivência no plenário “mesmo os parlamentares navegando no mundo natural das divergências políticas”. Quem também elogiou a iniciativa foi o vereador Edvaldo Gomes. “Essa interação cria expectativa para que conheçamos melhor o modelo de condução da Mesa Diretora nos próximos dois anos”, afirmou.