Prefeito Mário Alexandre recebe comitiva do vice-governador da Bahia e potenciais investidores


O prefeito Mário Alexandre recebeu na tarde deste sábado (23) a comitiva do vice-governador do Estado da Bahia e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão, que trouxe executivos do grupo francês Egis. A visita, que objetivou mostrar potencialidades de investimentos em Ilhéus, cidade incluída num grandioso projeto de duplicação que abrange municípios costeiros, esteve em locais como o Porto de Ilhéus, o Outeiro de São Sebastião e o mirante da Piqueira, na Conquista.

“A pedido do governador Rui Costa, vim aqui no intuito de fazer um novo projeto, o da duplicação da cabeça da ponte da Ilha de Itaparica até Valença, de Valença até Ilhéus e de Ilhéus até Porto Seguro. Estou trazendo aqui as grandes concessionárias do mundo. Queremos fazer um casamento de 3 grandes empresas, como nós conseguimos fazer com a Ponte Salvador-Itaparica, dando continuidade a esse processo com a duplicação disso tudo aqui. Será o maior presente que o Governo da Bahia vai trazer para Ilhéus”, disse animado o vice-governador, João Leão, que estimou o conjunto de obras, incluídas duas pontes Salvador-Itaparica com as pretensas duplicações, algo em torno de 2 bilhões de dólares, o correspondente a cerca de 10 bilhões de reais. “Nós queremos disputar com São Paulo e a Bahia tem amplas condições de fazer isso”, reforçou.

O prefeito Mário Alexandre recepcionou a comitiva e os potenciais investidores mostrando além das belezas da cidade, a vontade política de contribuir cada vez mais para a prosperidade de Ilhéus e do Sul baiano. “O vice-governador tem ajudado, mostrando e melhorado a infraestrutura da cidade e região. Isso é bom porque fortalece o turismo, gera emprego e renda, desenvolvendo a nossa economia. Estamos realmente com essa parceria forte com o governo do Estado para que possamos continuar trabalhando e reconstruindo a nossa cidade. Nós estamos sempre lutando para ver uma região cada vez melhor”, disse o prefeito Mário Alexandre, que agradeceu à João Leão pela visita.

Outro objetivo do Governo do Estado para Ilhéus é alavancar o transporte marítimo do atual Porto de Ilhéus, que em dezembro de 2020 aumentou em 31,5% o volume de cargas em relação à 2019, o melhor resultado no mês de dezembro registrado na história da Codeba, segundo o gerente do Porto, Luiz Alberto Silva. Além de movimentar cargas como cacau, manganés, níquel e madeira, a perspectiva do Estado é que o porto incremente a logística de novos produtos como algodão, açúcar e álcool, aumentando o seu potencial econômico.

Após passar por Porto Seguro, Una e Ilhéus, no domingo (24), a comitiva percorrerá os municípios de Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Taperoá e Valença, via BA-001, um dos focos de interesse para possíveis investimentos. A companhia francesa Egis, do segmento de engenharia, é líder mundial na área de concessões e operação de rodovias com pedágio e emprega 15,8 mil colaboradores no mundo.

A visita também contou com as presenças do deputado estadual Eduardo Sales, o prefeito de Una, Thiago Birschner, o gerente do Porto de Ilhéus, Luiz Alberto Silva, e os secretários municipais Átila Docio (Infraestrutura), Vinicius Briglia (Desenvolvimento Econômico) e João Aquino (Serviços Urbanos).