Reunião discute projetos para zona norte e terminal portuário de Ilhéus


Imagem divulgação.

 

A Estrada do Chocolate, trecho da BA-262 que liga Ilhéus a Uruçuca, foi uma das pautas debatidas durante reunião realizada no Centro Administrativo, nesta quinta-feira (21). Com a presença do secretário estadual de Turismo, Fausto Franco, o prefeito Mário Alexandre ressaltou a importância da parceria entre os entes para andamento célere das propostas apresentadas. De acordo com Franco, o objetivo é fomentar o turismo rural, estabelecendo atribuições à tripartite: Estado, Município e iniciativa privada.

O projeto turístico também versa sobre a criação de um comitê gestor para traçar estratégias, além da inserção do trabalho dos empreendedores diretamente envolvidos na iniciativa no calendário de feiras da agricultura orgânica e familiar. “Tratamos o setor como um fator de desenvolvimento social. Vamos trabalhar de mãos dadas e dar o apoio necessário para fortalecer o turismo na nossa região”, destacou Mário Alexandre.

O gestor apresentou o projeto em 3D para requalificação da orla Norte, cuja solicitação está tramitando na Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia. Na ocasião, Mário Alexandre recebeu o diretor-presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), o vice-almirante Carlos Autran, para dialogar sobre a requalificação do cais do Antigo Porto no Centro Histórico e verificar as questões relacionadas à contenção do avanço da maré nos bairros São Miguel e São Domingos, além da revitalização da área portuária, com obra de dragagem.

De acordo com a Codeba, a obra está prevista para iniciar neste semestre e visa restabelecer a profundidade do canal de acesso, berços e bacia de manobra, dando ao porto do Malhado condições de operar navios com capacidade de 60 mil toneladas. Atualmente, o calado do Porto Organizado é de 9.3 metros. Após a dragagem será de 10.5 metros. O edital de licitação está previsto para março.