Prefeitura divulga balanço de obras em Ilhéus


Cobertura de parte do canal do malhado.

A Prefeitura de Ilhéus dá seguimento às melhorias executadas na cidade, com obras já entregues e outras com conclusão prevista para os próximos meses. O pacote integra os serviços da primeira etapa do Calçadão da Rua Marquês de Paranaguá e do Canal do Malhado, requalificação dos mirantes e da Praça Santa Rita, na Conquista, obras de contenção de encostas nos altos do Coqueiro, Esperança e Nerival, além da construção do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no Malhado.

Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), as equipes cumprem os prazos estipulados para a execução dos serviços. O prefeito Mário Alexandre destaca que o investimento em obras estruturantes é crucial para melhorar a qualidade de vida da população.

“A gente acompanha de perto o trabalho realizado e entende a importância de executar serviços que atendam as principais necessidades da comunidade. Mesmo com as dificuldades, conseguimos avançar com a entrega de escolas reformadas e melhoria asfáltica em diversas vias da nossa cidade”.

Balanço – A requalificação do Calçadão da Rua Marquês de Paranaguá contempla o revestimento em ladrilho hidráulico, piso tátil, canaleta de drenagem e uma nova iluminação. A segunda etapa, de acordo com a Seinfra, está prevista para ser iniciada em fevereiro, com os mesmos serviços.

O Alto da Esperança possui 95% de avanço físico e para a conclusão estão sendo feitas a concretagem do solo reforçado e confecção do corrimão, além da limpeza e construção do passeio, e guarda-corpo. A entrega está prevista para o final de janeiro. A área que faz parte do plano emergencial do Alto Nerival se encontra estabilizada. O serviço possui 86% de avanço físico e a obra complementar segue em ritmo acelerado com 27% de conclusão.

A contenção no Alto do Coqueiro apresenta 25,31% de execução. O serviço contempla a construção da escadaria e contenção de encosta com execução de furos no solo. As obras do Canal do Malhado estão em estágio avançado. Já foi finalizado o acabamento interno para desviar o fluxo de água e dar início ao serviço do lado direito. A obra possui 47% de avanço físico. A quadra poliesportiva da Barra de Itaípe possui com 80% de conclusão. Já foram executadas a instalação de alambrado e a construção de passeios externos, restando para esta etapa pintura, instalação das traves e rede de basquete e polimento do piso.

Os mirantes da Piqueira e do Plano Inclinado, na Conquista, já apresentam 65,33% de conclusão, com execução dos ladrilhos hidráulicos. O Município aguarda vistoria da Caixa Econômica Federal para liberação da próxima parcela ao fornecedor. A Praça Santa Rita, também localizada no bairro, apresenta 15% de execução, com conclusão dos serviços de demolição e movimento de terra.

A construção do CREAS apresenta 85% de avanço físico. Nesta etapa estão sendo instalados os metais, as esquadrias, louças, e feito o acabamento (pintura). A entrega está prevista para fevereiro. A unidade, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), fornece atendimento, acompanhamento e proteção às pessoas que tiveram seus direitos violados.