Prefeitura de Itacaré iniciou nesta terça a vacinação contra o Covid


A Prefeitura de Itacaré iniciou na tarde desta terça-feira (19) a primeira etapa da vacinação contra o Covid-19. Nessa etapa foram disponibilizadas pela Secretaria Estadual de Saúde 144 doses para o município de Itacaré, sendo 138 doses para os profissionais de saúde da linha de frente de combate ao Covid-19 e seis doses para idosos do Abrigo São Pedro.

A primeira itacareense imunizada foi a vacinadora Domingas Maria de Jesus Lima, de 50 anos, que trabalha na área de saúde há 15 anos, que entra para a história da cidade nessa guerra do combate ao Covid-19 em Itacaré. Domingas Lima falou da alegria de ser imunizada e não escondeu a emoção no momento em que estava sendo vacinada. “Isso é um sonho de todos nós. É uma alegria muito grande”, complementou.

Já a segunda pessoa vacinada no município foi a idosa Maria Eduvirgens Nascimento, de 90 anos, que vive no Abrigo São Pedro. Além dela, todos os outros cinco idosos do abrigo foram vacinados. Nesta quarta-feira a Secretaria Municipal de Saúde de Itacaré estará realizando a vacinação dos profissionais da linha de frente no combate ao coronavírus.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, comemorou a chegada da vacina no município e explicou que a medicação representa uma vitória, a esperança e um passo importante nessa luta contra o Covid-19. A expectativa do prefeito é que novas doses já sejam liberadas o mais breve possível para imunizar um número cada vez maior de pessoas.

Antônio de Anízio também adiantou que a Prefeitura de Itacaré já conta com toda uma estratégia e a estrutura necessária a vacinação contra a Covid-19 de todos os moradores do município, aguardando a disponibilidade da medicação. A Prefeitura adquiriu, com recursos próprios, dois freezers específicos para o armazenamento da vacina e ainda seringas e agulhas suficientes para o atendimento de toda a população de Itacaré.

Os equipamentos, segundo explicou o prefeito Antônio de Anízio, faz parte do Plano de Imunização contra a Covid-19 de Itacaré, que já definiu também as etapas da mobilização, público eletivo prioritário e fluxo de acesso às doses através da rede SUS no município. Paralelo a esse serviço de atendimento e de preparar a cidade para a vacinação, a Prefeitura de Itacaré também vem realizando um trabalho de conscientização dos moradores e turistas sobre como prevenir e se proteger do Coronavírus.