Centro Covid-19 24 hs de Ilhéus atende uma média de 100 pacientes por dia


O Centro de Atendimento Covid-19 para pessoas suspeitas de contaminação ou infectadas pelo coronavírus, instalado no Centro de Convenções pela secretaria municipal de saúde (Sesau) em parceria com a secretaria de saúde do Estado da Bahia (Sesab), continua com funcionamento 24 horas todos os dias da semana. Em torno de 100 a 120 pessoas de Ilhéus e região Sul são assistidas na unidade com atendimento médico e realização de testes swab RT-PCR ou testes rápidos, conforme a avaliação da equipe e os protocolos estabelecidos pela Sesab.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem do Centro Covid-19, Daniela Navarro, a unidade funciona atualmente como centro de triagem e não de internamento, onde os casos são avaliados e, caso necessário, são direcionados para internação hospitalar. A unidade possui 10 leitos de urgência vermelha montados funcionando com equipamentos de monitorização multiparamétrica e ventilação mecânica, com todo suporte para sustentar o paciente com segurança até a transferência dele para a unidade hospitalar.

“Nós temos um suporte de retaguarda de 20 leitos de UTI que pode ser acionado e reativado na medida da necessidade para no caso de uma diminuição ou de serem zerados os leitos das unidades hospitalares”, acrescentou Navarro.

Outra informação importante trazida pela Sesau é que o pagamento de todos os profissionais de saúde do Centro Covid-19 encontra-se em dias, não existindo nenhum débito ou pendência remuneratória.