Puxada do Mastro será simbólica em homenagem a São Sebastião por conta da pandemia


Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a celebração de homenagem a São Sebastião neste ano será simbólica. Em virtude da tradição e importância sociocultural, a Associação dos Machadeiros de Olivença (AMAO), em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, vai homenagear o padroeiro do município simbolicamente, com limitação do número de pessoas, exigência e rigor em respeito às medidas preventivas contra a Covid-19.

A programação inclui missas do tríduo ao padroeiro de Ilhéus, às 19h, na Paróquia Nossa Senhora da Escada, em Olivença, com distanciamento social, limite de ocupação, uso de máscaras de proteção e álcool em gel. O tríduo começa nesta quarta-feira (6) e vai até sexta-feira (8), dia da caminhada dos mascarados em lamentação e respeito às vítimas da Covid-19.

No sábado, uma exposição fotográfica da Puxada do Mastro será realizada na Praça Cláudio Magalhães, às 17h, com hasteamento das bandeiras às 17h30 e missa na Paróquia Nossa Senhora da Escada, às 19h. O acendimento do fogo simbólico, esse ano, homenageará os profissionais de saúde e de outras áreas, que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus e aos pacientes que lutam contra a doença.

A programação do domingo (10) começa com a alvorada, às 5h; fogos, às 9h; benção aos Machadeiros e, às 10h, acontece a escolha do Mastro de São Sebastião de forma simbólica para 2022.

A Prefeitura apoia a celebração simbólica por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), com disponibilização de toldos e estrutura para a exposição fotográfica. Toda e qualquer atividade, de cunho privado, fora da programação apresentada, não está autorizada pelo Município.