”Fazemos um juramento de cuidar da vida. O medo faz parte, mas estamos seguros”, diz enfermeira


Estar na linha de frente no combate ao coronavírus exige coragem e comprometimento com a vida, o maior bem e que deve ser preservado. Para os profissionais de saúde, a missão é cumprida diariamente, na batalha de um mal invisível e que pode ser letal. Em Ilhéus, 5 pessoas vieram a óbito por causa da Covid-19, uma doença transmitida por um vírus que atingiu todo o mundo.

“Quando os profissionais de enfermagem se formam, fazemos um juramento de cuidar da vida. Partindo desse pressuposto, a gente vem pra linha de frente para poder cuidar dessas pessoas, sabendo e identificando quais são os riscos que a gente está correndo aqui”, explica a Coordenadora de Enfermagem do Centro de Atendimento Covid-19 de Ilhéus, Daniela Oliveira Navarro.

Ao descrever com mais detalhes as tarefas desempenhadas pelos profissionais de saúde na unidade de referência para atendimento ao Covid-19 em Ilhéus, Navarro reforça que os colaboradores da saúde têm à disposição todos os equipamentos de proteção individual fornecidos em quantidade suficiente para a proteção da equipe e de cada pessoa, para não levar risco e nem dano à vida.

“O medo faz parte, é inerente do ser humano. Quem não tem medo não tem precaução. Temos essa preocupação, porém sabemos que já estamos bem amparados aqui e seguros para realizar o nosso trabalho”, destacou a enfermeira.

De acordo com a Sesau, o Centro de Atendimento Covid-19 de Ilhéus conta com 16 enfermeiros, 21 técnicos de enfermagem e 1 médico. “No dia-a-dia são formadas as equipes com 3 enfermeiros, 4 técnicos e 1 médico, alternadas de acordo com a escala. Temos 1 médico plantonista e, conforme o aumento da demanda, mais outro médico integrará o quadro”, explicou.

O prefeito Mário Alexandre parabeniza e agradece aos profissionais de saúde que colocam seus dons e serviços para ajudar a salvar vidas.

Matéria da Secom PMI.