Dado como morto, morador de rua viraliza com visual e família o reconhece


Morador de rua ganha transformação em GO Imagem: Arquivo Pessoal/Antônio Romário Santos.

 

Quem olha a foto do antes e depois dificilmente acredita que se trata da mesma pessoa. Mas apenas duas horas separam o momento entre a imagem da esquerda e a da direita (acima). O homem de cabelo cortado, a barba bem aparada e a roupa alinhada é o morador de rua João Coelho Guimarães, de 45 anos. Há pelo menos três anos ele passa a maior parte do tempo percorrendo as ruas da região do Setor Marista, em Goiânia (GO), recolhendo latinhas para sobreviver.

O empresário Alessandro Lobo é cantor sertanejo e por causa da pandemia teve os shows cancelados, o que fez com que ele se dedicasse mais aos negócios nos últimos meses. Alessandro relata que no último sábado (12), o morador de rua passou em sua loja pela manhã, como fazia todos os dias.

“Ele veio e perguntamos se ele estava com fome e queria algo para comer. Mas ele recusou e perguntou se tínhamos um barbeador para que ele pudesse aparar a barba. Foi aí que tivemos um ‘estalo’ e todos que estávamos na loja resolvemos ajuda-lo de uma maneira diferente, proporcionando um dia de beleza para ele”, explica o empresário, ao UOL.

Como qualquer outro cliente, João foi convidado a entrar na loja, que reúne itens de moda masculina e oferece serviços de barbearia e alfaiataria, e recebeu o melhor tratamento. Fez barba, cabelo e bigode, além de ganhar o almoço. Depois ainda recebeu três camisas, uma calça, um paletó e calçados novos.

Ainda segundo o empresário, a ideia de fotografar a mudança no visual do morador de rua e postá-la nas redes sociais surgiu na intenção de inspirar outros empresários a também ajudar quem precisa.

“Estamos na época do Natal e a intenção era mostrar que com pouco conseguimos mudar a vida de alguém. Que temos que fazer o bem sem olhar a quem. Não imaginávamos que teria essa repercussão”, acrescenta o empresário e cantor.

Dado como morto pela família

Depois que a foto do morador de rua viralizou nas redes sociais com o antes e depois, a família dele, que mora em Brasília (DF), o reconheceu e viaja amanhã para Goiânia para tentar encontra-lo após dez anos.

“Está vindo a mãe e a irmã dele. Elas já o davam como morto porque há mais de 10 anos não tinham notícias do Seu João. Elas viram a foto e entraram em contato comigo e, como ele não tem telefone e nem endereço fixo, amanhã vamos percorrer o bairro para tentar encontrá-lo”, explica Alessandro. “Quanta emoção, estamos muito felizes!”, diz o cantor.

Leia a matéria completa da Jornalista Simone Machado no site UOL, clicando aqui.