Centro Covid-19 continua com atendimento 24 horas em Ilhéus


O Centro de Atendimento Covid-19 no Centro de Convenções de Ilhéus continua com atendimento 24 horas. De acordo com a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal (Sesau), os pacientes de Ilhéus e da região Sul da Bahia são atendidos no local com triagem, identificação da necessidade do usuário e, os que necessitam de internamento, são regulados com encaminhamento às unidades hospitalares de referência Covid que têm leitos disponíveis na cidade.

“O Centro Covid-19 voltou a funcionar como pronto atendimento e 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva estão em stand by nesse momento em que houve uma diminuição do número de casos na região. Por enquanto, os casos estão sob controle. É importante ressaltar que a pandemia não acabou e, por isso, é fundamental a continuidade do uso de máscaras, principalmente em locais de exposição, e quando há proximidade com pessoas. É preciso que se continue a constante higienização das mãos e as aglomerações sejam evitadas ” explicou a coordenadora de enfermagem do Centro Covid-19, Daniela Navarro.

O prefeito Mário Alexandre está atento para no caso de eventual aumento do número de novos infectados, reativar os leitos do Centro Covid-19, absorvendo a demanda regional de internamento, foi o que informou a coordenadora Navarro.

Testagem – A Sesau tem realizado a testagem descentralizada de pacientes que não apresentam sintomas como comerciários e, também, os profissionais de atendimento de unidades hospitalares. O objetivo é identificar os infectados para preservar a saúde das pessoas mais vulneráveis, que fazem parte do grupo de risco – como idosos, pessoas com comorbidades ou histórico de doenças crônicas -, para que seja evitada uma infecção na forma mais grave do coronavírus.