Análise: debate foi um show de desconhecimento e improviso


A Faculdade de Ilhéus promoveu na noite desta quarta-feira (28), um debate entre os candidatos a prefeito de Ilhéus. O que chamou atenção foi o despreparo de alguns candidatos, que por meio da campanha eleitoral, divulgam vídeos parecendo oradores natos, mas na realidade, durante o debate, tentou a todo o momento improvisar, e gaguejou.

O momento mais interessante, foi quando Cacá Colchões (PP) deu uma de marketing igual a de Enéas Carneiro, e disparou quase dez perguntas em pouco tempo ao prefeito Mário Alexandre (PSD), entre elas, o aumento do valor do lixo. O atual prefeito e candidato a reeleição rebateu Cacá, lembrando um fato triste da prefeitura. “ No meu governo não houve escândalo. Ao contrário da gestão anterior”, lembrando o escândalo da operação Citrus no governo Jabista, que foi parar em rede nacional, inclusive no Fantástico.

Quem se deu bem literalmente no debate foi o professor Reinaldo Soares (PTB), que viu cair em seu colo o tema Turismo e Meio Ambiente, e demonstrou conhecimento e possuir projeto para o desenvolvimento dessa área. Em outros temas, Reinaldo mostrou segurança e conhecimento nas respostas.

Já o prefeito Mário Alexandre, usou a estratégia de responder as perguntas mostrando o que já fez, e o que pode fazer. Pela análise das redes sociais, o prefeito alcançou o objetivo e contou com o despreparo dos outros candidatos para se sair muito bem.

O ponto alto do debate foi a agressividade do candidato João Barros (PRTB), que disparou contra o professor Reinaldo Soares, e ocasionou o debate mais quente entre os dois.

O restante do debate não vale a pena comentar. Se aguentarem assistir, segue abaixo o vídeo completo do debate.

Vídeo: