Valderico Junior fala em profissionalizar a gestão do turismo de Ilhéus


Professor Dorival e Valderico Junior.

 

O candidato a prefeito Valderico Junior (DEM – 25) destacou o potencial estratégico do setor turístico para o desenvolvimento sustentável de Ilhéus e assumiu o compromisso de gerir a pasta com rigor técnico.

“Vamos profissionalizar a gestão do turismo, que foi abandonada pelo prefeito”, declarou Junior, ao lembrar que, em quatro anos, o governo Mário Alexandre foi incapaz de formular um plano municipal para essa atividade importante da economia ilheense.

Além do plano, que é um instrumento básico de planejamento, Valderico Junior propõe a criação do Calendário Anual de Eventos. “Nós vamos chamar o trade turístico e a sociedade civil organizada para formular o calendário no Conselho Municipal de Turismo. Ele vai ter força de lei, ou seja, terá que ser cumprido independentemente do prefeito A ou B”.

Candidato a vice-prefeito pelo DEM (25), o professor de biologia Dorival Filho destacou o papel do turismo ecológico nesse planejamento. “Nossa Mata Atlântica é um patrimônio que pode gerar muitas riquezas, se for protegida e integrada à economia de forma sustentável”.

Também lembrou da importância de formatar atrações para o turismo ecológico. “O Parque Municipal da Boa Esperança, que fica na área urbana de Ilhéus, tem potencial para ser transformado num atrativo turístico da cidade, com a visitação guiada e a inclusão sócio-produtiva das comunidades que vivem no seu entorno”.

Valderico explicou que o turismo de experiência também pode fomentar a economia nas comunidades do interior, como a Lagoa Encantada e o Rio do Engenho, para citar dois lugares com muita beleza e história.

Matéria da Ascom do candidato.