Prefeito Mário Alexandre visita UPA da Conquista; unidade completa dois anos com 28 mil atendimentos


O prefeito Mário Alexandre visitou na manhã desta terça-feira (20) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Halil Medauar, no bairro Conquista. Inaugurada em setembro de 2018, a primeira UPA da rede municipal de saúde já contabiliza 28 mil atendimentos, desafogando os prontos-socorros e reduzindo o tempo de espera dos pacientes que buscam assistência de baixa e média complexidade.

Na ocasião, o gestor destacou o trabalho prestado à população e agradeceu o reconhecimento e carinho dos servidores que atuam na unidade.

“Eu vim parabenizar o trabalho de vocês, porque aqui atenderam quase 30 mil pessoas. Implantamos a unidade com o objetivo de salvar vidas e esse compromisso está sendo cumprido. A referência de atendimento que temos da UPA é diferenciada. Isso cria dentro da comunidade um sentimento de pertencimento, fundamental para todos os setores. Avançamos com a construção de postos de saúde, contratação de funcionários e ampliação da cobertura da Atenção Básica. Vocês são parte fundamental do processo de reconstrução da nossa cidade”.

O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, frisou a importância da UPA, principalmente em relação à redução da demanda de atendimento de baixo risco nas unidades hospitalares.

“A UPA dá um suporte primordial à rede de assistência à saúde, não apenas para os munícipes, mas para pacientes de cidades vizinhas. O prefeito Mário Alexandre geriu com maestria a retirada do óleo das praias e a crise subsequente causada pela pandemia da Covid-19. Hoje somos referência no combate à doença, resultado do trabalho de recuperação do sistema municipal de saúde, cuja estrutura foi ampliada quase cinco vezes”.

A UPA funciona 24 horas com ambulância, médicos plantonistas e equipe multidisciplinar composta por 70 servidores. A unidade adota o protocolo de atendimento por meio de classificação de risco, ou seja, o paciente é atendido de acordo com a gravidade do caso.

Shirlen de Carvalho, enfermeira e coordenadora da UPA, explicou que no estabelecimento de saúde são realizados atendimentos clínicos para pessoas a partir de 14 anos. Traumas neurológicos e procedimentos cirúrgicos são encaminhados ao Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), unidade de referência no município. Já os atendimentos pediátricos são realizados no Hospital Vida Memorial.