Nota de esclarecimento do PCdoB


PCdoB de Ilhéus ratifica compromisso aprovado em convenção com a coligação “O Futuro é Agora”.

Diante da publicação veiculada na mídia, neste domingo, 18 de outubro de 2020, sobre o vereadores do partido, a executiva municipal do PCdoB, em Ilhéus, vem esclarecer:

1 – No dia 15 de setembro de 2020, durante Convenção Eleitoral com filiados, através do encontro virtual pela plataforma Google Meet, foi aprovado o apoio à coligação “O Futuro é Agora”, composta pelos partidos PP, PT, PCdoB e Rede, com a chapa majoritária encabeçada por Cacá (PP), candidato a prefeito, e Everaldo Anunciação (PT), vice.

2 – Na chapa dos 22 candidatos e candidatas, montada pelo partido, para a disputa de vagas ao legislativo ilheense, nas eleições municipais 2020, apenas três postulantes firmaram acordos com a executiva do partido, que garantiram a anuência para apoiar o atual prefeito, em sua tentativa de reeleição.

3 – Esses três candidatos são: Leidinha Xavier, Gilmar Marques e Nelson Pinheiro, que chegaram ao partido através do Movimento 65, programa do PCdoB por cidades democráticas. Esses filiados já tinham vinculação com o governo municipal, e essa exceção foi negociada anteriormente com o partido.

4 – Todos os outros candidatos devem seguir o estatuto partidário e a legislação eleitoral, com as devidas regras de coligação. Portanto, a executiva municipal do PCdoB, seguindo a coerência de seus acordos firmados, ratifica o apoio e reforça sua integração com a coligação “O Futuro é Agora”.

5 – Os demais candidatos, fora do acordo “Movimento 65”, devem seguir a orientação da executiva municipal, e o compromisso com a coligação partidária entre PP, PT, PCdoB e Rede. Condutas individuais, referentes a sinalização, movimentação e declaração de apoio a outras candidaturas, estão sujeitas às penalidades do estatuto partidário, conforme legislação eleitoral vigente.

Ilhéus, 18 de outubro de 2020
Executiva Municipal do PCdoB