Para controlar avanço do mar, Prefeitura de Ilhéus lança mais pedras nas áreas afetadas


Imagem da Prefeitura de Ilhéus.

 

A Prefeitura de Ilhéus mantém o serviço para mitigar os danos causados pelo avanço da maré nos bairros São Domingos e São Miguel, litoral norte da cidade. Além da instalação de barreiras de pedras, são utilizados sacos de náilon com areia que funcionam como quebra-mar para proteger as áreas atingidas pela erosão costeira.

O prefeito Mário Alexandre busca recursos junto às esferas estadual e federal, devido ao custo elevado da intervenção, mas permanece empenhado e atento à situação das localidades. O trabalho realizado é continuidade da ação desenvolvida há mais de dois meses pelo Município.

Inicialmente, o gestor autorizou uma remessa contendo 15 caçambas de pedras. Logo após, foi adquirida outra remessa contendo 40 caçambas e a última com a mesma quantidade, além de escavadeiras e pás carregadeiras utilizadas para fazer o lançamento das pedras na região.

Neste final de semana, mais pedras serão despejadas nos pontos definidos pelos presidentes das associações de moradores e membros das comunidades como emergenciais. Todas as remessas foram divididas de igual maneira para os bairros.

Vale ressaltar ainda que a Prefeitura obteve a licença ambiental para realizar o lançamento das pedras utilizadas na construção da ponte. Segundo informou a Administração Municipal, a população tem conhecimento de que a medida é paliativa, pois a maré continua elevada. Visando reforçar o trabalho, foi instituído um comitê deliberativo voltado ao monitoramento e controle do cenário.