Prefeitura intensifica ações preventivas nas praias de Ilhéus durante feriado do Dia das Crianças


Foto divulgação.

 

A Prefeitura de Ilhéus vai reforçar o trabalho nas praias durante o feriado prolongado, com a Operação Dia das Crianças. O corpo de Salva-vidas do município atuará, excepcionalmente, das 9h às 17h, nos seguintes postos: Mamoã; Ponta da Tulha; Joia do Atlântico; Mar e Sol; São Domingos; Cabeça; Praia da Avenida; Praia do Cristo; Praia da Concha; Vietnã; Jardim Atlântico; Costa do Cacau; Guarany; Soro Caseiro; Gabriela; Palmito; Vó Eró; Cururupe; Peixe na Brasa; Batuba; Rio e Mar e Cai n’ Àgua.

De acordo com Anderson Gusmão, chefe de Divisão de Salva-vidas, o objetivo principal da operação é a prevenção ativa total para reduzir incidentes de afogamento no litoral ilheense. O efetivo composto por 80 profissionais prestará um atendimento de qualidade, possibilitando segurança e maior tranquilidade aos banhistas.

*Balanço do mês de setembro* – Gusmão informou que as equipes atenderam 34 ocorrências, com registro de 34 resgates, sendo três realizados com assistência prestada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Além disso, também foram realizadas 1.881 ações preventivas, com orientação aos banhistas sobre os perigos da maré. Não houve óbitos por afogamento no município durante o período.

“Os profissionais atuam em postos espalhados pela orla marítima da cidade, realizando um trabalho de orientação para que a população fique atenta aos riscos”, explicou. O efetivo atua em pontos perigosos e com maior fluxo de banhistas.

Dicas para evitar acidentes e garantir um feriado seguro:

– Procure se banhar em áreas monitoradas por salva-vidas;
– Não cometa excessos, misturando bebidas alcoólicas com banhos de mar;
– Não se banhe em áreas com pedrados ou rochosas;
– Evite entrar no mar quando a água estiver acima da linha da cintura;
– Evite materiais flutuantes como boias e colchões infláveis;
– Mantenha a supervisão constante das crianças;
– Em caso de dúvidas, peça orientações aos salva-vidas.