Mário Alexandre e Fábio Vilas-Boas visitam hospital materno-infantil de Ilhéus; obras estão 60% concluídas


Durante visita ao gabinete do secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, na quarta-feira (30), o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, solicitou vistoria às obras do futuro hospital materno-infantil de alta complexidade da cidade. Acompanhados do secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, e dos engenheiros da obra, os gestores percorreram as dependências da unidade na manhã desta sexta-feira (2).

Referência regional no atendimento neonatal, pediátrico e às parturientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o empreendimento já possui aproximadamente 60% da obra concluída. A Secretaria da Saúde do Estado Bahia (Sesab) estima que a unidade seja entregue em fevereiro de 2021.

“Mais uma vitória para o povo dentro dessa parceria de credibilidade, com apoio do governador Rui Costa e do nosso secretário ilheense Fábio Vilas-Boas. Nós tínhamos 18% de cobertura da Atenção Básica, uma das piores da Bahia, mas graças ao trabalho incansável chegamos a quase 60%, em três anos e nove meses. Temos muito mais pela frente. São mãos que se unem em prol da reconstrução da cidade de Ilhéus”, ressaltou Mário Alexandre.

De acordo com Vilas-Boas, a unidade vai suceder o Hospital Santa Isabel que fechou há mais de 20 anos e consolidará todo o investimento que o Estado tem feito no município. “Essa é uma das mais importantes obras da área de saúde de todo estado da Bahia. A maternidade é referência de alto risco, além disso, vai atender cirurgia pediátrica e completar o atendimento materno-infantil da região. Vamos entregar esse presente para que o prefeito Mário Alexandre possa inaugurá-lo e entregar à população esse marco da saúde pública da região cacaueira da Bahia”, destacou Vilas-Boas.

Quando pronta, a unidade irá ampliar a assistência e absorver a demanda dos municípios pactuados, proporcionando mais qualidade e dignidade no atendimento ofertado aos usuários. Na ocasião, o secretário estadual anunciou para as próximas semanas o início das obras da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Esperança.

Conforme Hugo D’Oliveira Santos, engenheiro responsável pela obra, nesta etapa estão sendo feitos revestimentos internos na pavimentação e nas paredes, cobertura, instalação de esquadrias de alumínio e de gases medicinais, construção do centro cirúrgico, assentamento de granito, entre outros serviços executados por 140 funcionários.