Na contramão da pandemia, Ilhéus apresenta saldo positivo na geração de postos de trabalho


Vinícius Briglia, secretário de Desenvolvimento Econômico. Foto Ilhéus FM.

 

Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) revelam que Ilhéus largou na frente na retomada da economia ao atingir pela primeira vez, desde o início da pandemia do novo coronavírus, saldo positivo na geração de empregos. Mais do que números, o ciclo de crescimento representa a confiança na política econômica da gestão municipal e da população ilheense que mantém o mercado local aquecido, com destaque para os setores de serviços, comércio e construção civil.

“Uma cidade bem conduzida administrativamente atrai e firma a confiança de empreendedores, que veem uma cadeia produtiva organizada e um campo favorável à implantação de investimentos, aumentando a taxa de empregos formais no município”, ressaltou o prefeito Mário Alexandre. O gestor lembrou ainda que a ponte estaiada, além de proporcionar melhores condições de mobilidade na cidade, escoa a produção local e da região e vai aquecer o turismo durante o período da alta temporada.

Conforme destacou Vinícius Briglia, secretário de Desenvolvimento Econômico, o plano de reabertura do comércio apresentado no mês de maio foi fundamental para alavancar o processo. “É o comprometimento que o prefeito Mário Alexandre tem com a economia da nossa cidade e a abertura de novos empreendimentos é a prova concreta disso. Ilhéus gera emprego, renda e retoma a economia com força, o que é ainda melhor. Os resultados mostram que a cidade largou na frente em relação a outros municípios do interior da Bahia”.

Mesmo com a suspensão da realização de shows e grandes eventos, os índices de admissão formal são animadores. Segundo os dados, o mês de agosto foi o mais promissor do ano, com criação de 105 novos postos. “Acreditamos muito no potencial da cidade e no que está sendo feito. Temos empreendimentos em outros municípios e chegou a vez de Ilhéus. O nosso sonho era montar uma estrutura aqui e estamos concretizando hoje”, afirmou Agnaldo Andrade, sócio do Supermercado Mangostão, inaugurado na manhã desta quinta-feira (1º), no Malhado.

Nos últimos dois anos, entre os principais empreendimentos atraídos para a cidade, estão: o Assaí Atacadista, uma das maiores redes de atacado do Brasil, trazida após esforço da atual gestão. A vinda gerou mais de 400 empregos diretos. Também compõem o rol: Casa Fácil, grupo 10 & Cia, Cesta do Povo, Drogarias Ultra Popular, rede de farmácias Drogasil, Big Loja, Blend 73 e Lojas Guaibim e mais recente a loja SuperModa e as Farmácias Indiana, instaladas no Centro.

Dentre as que apostaram na vertente sul estão: FastSono Colchões; Vila 73, Vesúvio Praia, Restaurante Costa Sul, Cabana da Empada, Burger Cheff; Manero; Boteco do Sushi e mais uma unidade da Drogasil, no Pontal, bairro que abriga ainda o Polo Gastronômico. Briglia frisou que há empreendimentos em fase de licenciamento e outros em etapa de implantação, ligados ao setor imobiliário e ao comércio de produtos, supermercados e combustíveis.

Bahia tem saldo de 9.420 empregos em agosto, melhor resultado do ano.

A Bahia registou saldo positivo de 9.420 postos de trabalho no último mês de agosto. O crescimento foi resultado do total de 43.764 admissões e 34.344 desligamentos. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e foram analisados pelo Observatório do Trabalho da Bahia.

“Agosto apresentou o melhor resultado do saldo de empregos da Bahia, em 2020. A análise da evolução mensal do mercado de trabalho mostra a recuperação gradual da economia do estado, com a flexibilização progressiva das medidas de isolamento social”, destaca o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães.

O saldo positivo no mercado de trabalho baiano foi o nono melhor do país em agosto e o quarto maior resultado da região Nordeste, refletindo a expansão de todos os setores pesquisados. A Indústria liderou o crescimento (3.001 empregos), seguida pela Construção (2.553), Agropecuária (1.906), Comércio (1.248) e Serviços (712).

A maior parte das novas vagas de agosto foi registrada no interior, com 6.142 empregos (correspondendo a 65,2% do total). Os destaques foram os municípios de Juazeiro (1.065), Vitória da Conquista (632) e Casa Nova (597). Já a Região Metropolitana de Salvador (RMS) teve saldo de 3.278 empregos ou 34,8% do total.

Entre os grupos ocupacionais, o dos Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais teve o maior saldo positivo em agosto, com 5.407 vagas. Em contrapartida, os Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados registraram a maior redução (-517 empregos).