Animais de rua ganham comedores e abrigo em Vitória da Conquista


Cachorros em situação de rua ou que integram famílias em vulnerabilidade contam com ‘Casinhas Solidárias’ instaladas, na terça-feira (22), pela Patrulha Solidária do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), em cinco bairros de Vitória da Conquista. Os equipamentos oferecem abrigo, comida e água.

Além de um espaço quentinho e macio para dormir, os animais terão ração e água disponibilizados diariamente nos comedores instalados nas laterais das Casinhas nos bairros de Pedrinhas, Coveima II, Bruno Bacelar e Candeias. Segundo o comandante do CPRSO, coronel Ivanildo da Silva, alguns moradores são voluntários na manutenção, limpeza e abastecimento de comida e água.

Até a próxima semana, 20 Casinhas serão espalhadas pela cidade. Já foram arrecadados entre comerciantes locais cerca de 300 quilos de ração para abastecer os canos, com cinco quilos cada um.

A coordenadora da Patrulha Solidária, tenente Maria Alice Santana, lembrou que um ativista da causa animal também acompanhou os PMs durante a instalação dos equipamentos. “Ele tratou de machucados e vermifugou os animais que vinham se alimentar”, contou a policial.

Os equipamentos foram construídos pelos próprios policiais com materiais doados. A ideia, segundo a tenente, surgiu durante as ações de acolhimento de famílias em situação de vulnerabilidade. “Notamos a presença de muitos animais e decidimos fazer algo fixo para cuidar deles”, relembrou a PM.