Mensagem dos Auditores Fiscais do Município de Ilhéus


Hoje é dia 21 de setembro e celebramos o Dia do Auditor Fiscal! Mas você sabe qual a importância do Auditor Fiscal para o seu Município? Muita gente associa a imagem do Auditor Fiscal ao cobrador de impostos. Contudo, a principal função do Auditor é colaborar para a justiça fiscal, ou seja, trazer os recursos para que o município possa investir na sociedade, trazendo benefícios que abarquem todos os cidadãos. Dessa forma, a viabilidade das políticas públicas depende diretamente dos recursos arrecadados pelo Auditor Fiscal.

Percebe-se, assim, que as atribuições do Auditor Fiscal são essenciais para o bom funcionamento da máquina pública. Através da arrecadação e da fiscalização, esse profissional colabora para uma gestão fiscal equilibrada e isonômica, caminhando em parceria com a sociedade, no intuito de evitar privilégios indevidos e proporcionando um caminhar social pautado na redistribuição dos valores advindos dos mais diversos setores, garantindo a existência de receita para a consecução das políticas públicas.

Justamente pela tamanha importância e, acima de tudo, responsabilidade que o cargo requer, essa carreira é considerada uma Carreira de Estado, que precisa de estabilidade, para evitar que interesses políticos interfiram no trabalho do Auditor, cuja atuação deve ser técnica e sempre pautada na confiança, integridade e confiabilidade. O Auditor Fiscal deve ser íntegro e ético.

Um Município que entende a relevância desse Setor, garantindo o fortalecimento da carreira, mostra-se em consonância com as melhores práticas sociais e de gestão, encontra-se em conformidade com o texto constitucional e possibilita uma atuação independente, transparente e cumprida com eficácia, eficiência e efetividade.

Atenciosamente