Setembro amarelo: Vereador Pastor Matos reforça importância do mês de prevenção ao suicídio


Vereador Pastor Matos.

 

Na sessão da quarta-feira (9), o vereador e presidente da Comissão de Direitos Humanos, Pastor Matos (PSD), fez uso do tempo regimental para chamar a atenção da sociedade para a campanha nacional de prevenção ao suicídio.

Oficialmente, o dia 10 de setembro é marcado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas as campanhas acontecem durante todo o ano, com maior ênfase no mês de setembro.

Na oportunidade, o parlamentar ressaltou a importância das atividades de conscientização em favor da vida. “O suicídio é um mal que surge sorrateiramente, geralmente ligado a sentimentos de culpa, remorso, depressão”, explicou o edil. “Muitas vezes, tem alguém do nosso lado precisando de ajuda e não percebemos, daí a necessidade de buscarmos conhecimento sobre o tema”.

Sinais como o isolamento, mudanças de hábitos, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer” podem indicar necessidade de ajuda.

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em setembro de 2019, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo. Mais de 800 mil pessoas acabam com a própria vida ao ano. No Brasil, foram registrados 13.467 casos de suicídio, dos quais 10.203 foram cometidos por homens.