Nazal propõe ação judicial contra IBGE para correção dos dados populacionais de Ilhéus


Vice- prefeito, José Nazal, durante sessão na câmara.

 

Na última quarta-feira (09), o vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal, foi ao plenário da Câmara de para explicar os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última semana de agosto.

Segundo Nazal, as informações divulgadas pelo IBGE não condizem com a realidade do município e estão com erros de contagem. O vice-prefeito afirma que desde quando assumiu o cargo vem buscando maiores informações com os órgãos competentes sobre o decréscimo de habitantes em Ilhéus, mas não obteve respostas.

Como exemplo, Nazal citou que no ano de 2000, o povoado de Maria Jape estava com 209 domicílios e 811 habitantes. Dez anos depois, o instituto informou que o local possuía 70 casas e 180 habitantes.

O objetivo de Nazal é promover uma ação judicial para que o IBGE suspenda essa divulgação com base nos erros cometidos ou que congele os dados de 2020. “Temos argumentos fortes para barrar essa divulgação. Não é apenas por uma questão de estimativa, é por uma questão financeira para o município”, informou José Nazal.