Prefeitura de Ilhéus realiza testagem para Covid-19 em feirantes do Malhado


Foto divulgação.

 

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), iniciou a testagem para detecção do novo coronavírus (Covid-19) em feirantes, ambulantes, proprietários de boxes e funcionários da Central de Abastecimento do Malhado. A ação visa reforçar o combate à doença, com a realização de testes rápidos em duas mil pessoas.

Nesta primeira etapa, serão testados vendedores ambulantes e microprodutores rurais que comercializam produtos agrícolas na área externa da Central. Na segunda etapa, prevista para a próxima semana, a ação preventiva será estendida aos feirantes e proprietários de boxes. A Sesau explica que o trabalho é desenvolvido em pontos com maior circulação de pessoas, a fim de evitar a propagação da Covid-19.

“A secretaria de Saúde viu a necessidade de realizar a testagem em massa, principalmente em locais mais estratégicos. Na Central de Abastecimento serão testados cerca de dois mil feirantes cadastrados”, destacou Gleidson Santana, coordenador do setor de Vigilância e Saúde de Ilhéus.

A ação ocorre no posto médico situado na localidade e será norteada pelo cadastramento dos feirantes, com a distribuição de senhas. A iniciativa visa ainda realizar o encaminhamento dos casos positivos para monitoramento da Vigilância Epidemiológica do município.