Força Nacional chega ao extremo sul para reforçar segurança nos assentamentos


Força Nacional de Segurança Pública. Foto: José Cruz/Agência Brasil.

 

Cerca de 100 homens da Força Nacional estão no extremo sul da Bahia para reforçar a segurança nos assentamentos da reforma agrária. O envio do grupo foi feito pelo pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a pedido do Mistério da Agricultura, após um ataque que deixou oito feridos e casas destruídas na semana passada, em Prado.

Os homens chegaram no estado na quarta-feira (2), para impedir que novos ataques aconteçam no local. Eles foram enviados para as cidades de Mucuri e Prado.

O objetivo é que a Força Nacional garanta a segurança durante o processo de titulação dos assentados feito pelo Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra). Não há previsão sobre quanto tempo eles devem permanecer na Bahia.

No Twitter, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), questionou a presença da Força Nacional na região. Ele disse que, ao ordenar o envio das equipes para as cidades baianas, o “Ministério da Justiça desrespeita a lei e o Pacto Federativo”. Rui Costa ainda afirmou que enviou uma carta ao ministro da Justiça, André Luiz Almeida Mendonça, mostrando preocupação com a situação.

“Enviei hoje ao ministro da Justiça, André Luiz Almeida Mendonça, uma correspondência externando a minha preocupação com a autorização do emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), no Extremo Sul do Estado. Afirmo na carta que tal ato pode configurar quebra do Pacto Federativo e flagrante desrespeito à lei. Registro também a inexistência de solicitação expressa ao governador. ‘Tal conduta, já maculada pelo caráter invasivo e ilegal, é agravada pelo total desprezo às regras de convivência democrática’, disse o governador em trecho da publicação no Twitter.

Informações do G1/Bahia.