Obra de duplicação de trecho da BA-001 segue normalmente em Ilhéus durante a pandemia


Obra da duplicação da BA 001 continua dentro da normalidade.

 

Com 30% de avanço financeiro, o cronograma de execução da obra de duplicação de trecho da BA-001 (rodovia Ilhéus-Olivença), que se estende das imediações do aeroporto Jorge Amado, passando pela rotatória que dá acesso ao bairro Ceplus, continua dentro da normalidade. Conforme Átila Docio, titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), o investimento quebrará um gargalo na zona sul de Ilhéus, promovendo acessibilidade, segurança e conforto durante os deslocamentos.

“Mais uma obra que trará mobilidade e melhores condições de trafegabilidade. A primeira etapa se estende até as imediações da rotatória da Ceplus. O Município está buscando alternativas junto ao Governo do Estado para a implantação de pontos de ônibus com abrigo”, destacou Docio.

Ele lembrou que a Prefeitura apresentou todo o levantamento planialtimétrico para viabilizar o projeto, que prevê pista dupla nos dois sentidos e três rotatórias, numa extensão de 2,7 quilômetros. O trabalho é executado pela Mazza Engenharia Ltda, com término para o final do ano.

Conforme Júlio César Salgado, engenheiro gestor da obra, as equipes trabalham na segunda rotatória, executando do lado esquerdo uma base de brita graduada e imprimação para recebimento da massa asfáltica. Após a conclusão, o tráfego será transferido para esta asa. O mesmo serviço será executado do lado direito da rodovia. Além da malha asfáltica, o trabalho conta com iluminação moderna, drenagem pluvial, passeio, ciclovia e meio-fio.

Dentro do pacote de investimentos em obras públicas, o Município requereu ao Estado modernização na iluminação e melhoria do acesso ao Residencial Sol e Mar, no bairro Nossa Senhora da Vitória, trecho da BR-251. Também está em tratativa com o ente estadual o serviço de iluminação no bairro Teotônio Vilela, com extensão até o Banco da Vitória, atendendo o Hospital Regional Costa do Cacau e os residenciais Rio Cachoeira e Morada do Porto.
No início da manhã, o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, vistoriou a obra de duplicação, a ponte estaiada e o entorno do equipamento, entregue em julho último.