Campanha de vacinação contra a gripe e o sarampo termina na próxima segunda-feira (31) em Ilhéus


Imagem divulgação.

 

Iniciada em março, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) e a tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola) termina na próxima segunda-feira (31), conforme a Secretaria Municipal da Saúde (Sesau). As doses contra a gripe devem ser aplicadas em crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias), adultos de 55 a 59 anos, pessoas com deficiência (mental, física, auditiva ou visual), profissionais de serviços essenciais e população em geral.

Já as doses contra a tríplice viral devem ser aplicadas no público-alvo composto por pessoas de 20 a 49 anos. A Sesau informa que a procura tem sido baixa pelo público-alvo, porém, ainda há tempo para procurar as salas de imunização do município. O atendimento é realizado de acordo com os dias e horários disponíveis em cada unidade de saúde, seguindo todas as recomendações de prevenção ao contágio do coronavírus.

A segunda dose da vacina contra a gripe está reservada para as crianças de seis meses a menores de seis anos, contudo, os pais ou responsáveis precisam ficar atentos e comparecer à sala de vacinação 30 dias após a aplicação da primeira dose. A vacina imuniza contra a H1N1, H3N2 e Influenza sazonal, mas não previne contra a Covid-19. É importante a apresentação da caderneta de vacinação.

As doses são oferecidas nos seguintes postos:

– Centro: CAE III (Avenida Canavieiras) e UBS Joaquim Sampaio (Avenida Princesa Isabel).

– Zona Norte: UBS CSU.

– Zona Sul: UBS Nelson Costa; UBS Urbis; UBS Olivença; UBS Ilhéus II.

– Zona Oeste: UBS Euler Ázaro (Teotônio Vilela); UBS Banco da Vitória.