Prefeitura intervém e Tenda Teatro Popular de Ilhéus é mantida


A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), assegurou o funcionamento da Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI), localizada na Avenida Soares Lopes. Segundo informou Fábio Manzi Júnior, titular da Secult, após diálogo com o grupo responsável pelo espaço, o Município decidiu intervir com as despesas referentes ao aluguel, até que seja feito o repasse do Governo do Estado, através do Fundo Cultural.

“Não podemos perder um ambiente dedicado à cultura, ao folclore, e, sobretudo, um espaço que revela grandes artistas e mantém viva a memória cultural do nosso município”. Apresentações foram suspensas e shows cancelados devido à a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), todavia a Prefeitura analisa a viabilidade de criar um programa de auxílio financeiro voltado à classe artística da cidade.

O grupo enfrenta dificuldades financeiras desde o ano passado. Com a pandemia do Novo Coronavírus, teve que interromper suas atividades em 15 de março, deixando de contar com os recursos de bilheteria e venda de pautas. Além disso, o Teatro Popular de Ilhéus vem sofrendo com a descontinuidade dos repasses do Fundo de Cultura da Bahia, o que provocou 10 meses de atraso no pagamento do aluguel da lona e 9 meses dos containers, 4 meses sem pagamento de salários dos 15 trabalhadores e falta de pagamento das contas de água, telefone, internet e energia elétrica, que já foi interrompida duas vezes neste período.