Live debate impacto da Covid na comunicação


Uma Live vai debater o impacto da Covid na comunicação, reunindo a experiência de um jornalista egresso da USP e pioneiro da internet, um professor que também é um dos mais conhecidos locutores do FM sulbaiano e um doutor em semiótica que estuda a interação da comunicação com as várias facetas da vida.

A rádio Morena FM vai estrear no dia 20 de agosto, quinta-feira, às 19h, um projeto de Lives no site morenafm.com, com transmissão simultânea por seu canal no YouTube. A intenção não é tratar apenas de música e jornalismo, mas de temas que impactam a vida das pessoas.

O primeiro será Comunicação Pós Pandemia.

A live será coordenada pelo jornalista Marcel Leal, CEO da Morena FM e do Jornal A Região. Ele estará ao lado do professor Tuka Souza, do Curso de Comunicação da Unime Itabuna; e de Antônio Xavier, Doutor em Semiótica e professor de Comunicação Social da Uesc.

“Uma rádio tem compromisso com a comunidade em que atua, seja a local, seja a que ela alcança através da internet. Por isso queremos debater os assuntos que são caros para os ouvintes, explorar as causas e consequências das mudanças em nossa sociedade,” explica Marcel.

Egresso da USP, Marcel se considera “eterno estudante das comunicações” e escolheu como primeiro tema as mudanças que a pandemia – e seu consequente isolamento social – já causam e ainda causarão na vida de pessoas e empresas.

Afeta todo mundo

A live da Morena FM vai abordar essa revolução que o isolamento vem provocando na maneira de se comunicar, nas relações pessoais e culturais, no jornalismo, na comunicação empresarial e acadêmica.

“As Lives vieram para ficar ou são uma modinha que acaba no fim da pandemia? As aulas online serão abandonadas no fim do isolamento ou se tornarão parte integral dos cursos? Como isso vai afetar a Educação?”

Marcel aponta que quase nada continuará como antes da pandemia e, como toda revolução, esta precisa ser debatida, estudada e compreendida. “Tuka e Antônio têm uma cultura enorme e estão vivendo essa revolução na prática, no dia a dia, por isso espero um debate muito dinâmico”.

Tanto esta como as próximas lives serão transmitidas pelo site da emissora e seu canal no YouTube. Na lista para as outras estão o impacto da pandemia na cultura, como músicos brasileiros no exterior estão passando por esta fase, a transformação do comércio local e a censura na internet, entre outros.