Prefeito visita construção da estação de tratamento de esgoto na zona sul de Ilhéus


Acompanhado do secretário de Infraestrutura e Defesa Civil, Átila Docio, o prefeito Mário Alexandre visitou ontem (13) a obra de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada na BR-251, nas proximidades do Residencial Sol e Mar, no bairro Nossa Senhora da Vitória. De acordo com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a área compreende oito hectares entre compensação ambiental, ampliação e edificação. A previsão é para que a entrega da primeira etapa da obra aconteça no mês de setembro.

Mário Alexandre frisou que o empreendimento é uma demanda antiga da população e inicia um novo ciclo com avanço na melhoria da saúde pública. “Ilhéus era uma das piores cidades da Bahia em saneamento básico. Através da parceria com o Governo do Estado e a Embasa, vamos inaugurar a primeira etapa do esgotamento, saltando para 75% e com a segunda etapa alcançaremos 80% de cobertura no tratamento. Quando cuidamos do saneamento, estamos cuidamos da saúde do nosso povo. Sentimento de dever cumprido e muito feliz em poder concretizar um sonho que é de toda a comunidade”.

Segundo informou José Lavigne, analista de Saneamento da Embasa, a implantação da ETE permitiu que fossem desativados sistemas independentes nos bairros Hernani Sá, Nelson Costa e Ilhéus II. A empresa explicou que os resíduos tratados serão lançados no rio Santana, sem riscos ao meio ambiente e em respeito à legislação ambiental.

“A obra é uma resposta favorável, de modo especial nos bairros periféricos, à preservação da natureza e da saúde das pessoas”, enfatizou o padre José Nilton Lapa, que também esteve presente na visita. O prefeito Mário Alexandre assinou na última semana o termo de concessão de direito real de uso de um terreno localizado no Residencial Sol e Mar para construção da Igreja Santa Dulce dos Pobres.

Investimentos – Para implantar a ETE, foram investidos nessa primeira etapa cerca de R$ 60 milhões. Conforme a Embasa, a estação terá capacidade de tratar mais de 500 mil litros de esgoto por hora. Todo o sistema conta com 14 elevatórios e a operação será monitorada por laboratório. A segunda etapa do empreendimento prevê investimento de R$ 18 milhões.

O gestor acrescentou que o Município possui planejamento para que os distritos da zona norte recebam água tratada. “Estamos realizando um trabalho importante para ampliar e melhorar o abastecimento de água tratada nas localidades mais distantes”.