Vídeo: Avanço do mar gera riscos e prejuízos para comerciantes e moradores do São Domingos


Foto de Jamesson Araújo.

 

A situação dos moradores e comerciantes do bairro São Domingos, zona norte de Ilhéus, é desesperadora. Na manhã desta quarta-feira (12), a convite dos moradores e comerciantes, a equipe do Agravo esteve na localidade e viu de perto a destruição que o mar vem causando na localidade.

Além de residências e comércios , o avanço do mar pode fazer desaparecer um trecho da rodovia BA 001, Ilhéus- Itacaré, e unir o mar ao Rio Almada. Em alguns trechos apenas 50 metros separam os dois.

A Cabana do Marron, uma das mais frequentadas da zona norte, está em ruínas, e todos os dias um pedaço é levado pelo mar. O proprietário Mirailton Marron, explicitou ao Agravo que não sabe a quem recorrer , mostrando várias tentativas de contato com o secretário de Infraestrutura e obras de Ilhéus, Átila Docio.

“Tem dois dias eu tentando falar com ele, sem resposta”, salientou Marron.

Conversamos com o Ornei Cardoso, presidente da associação de moradores e comerciantes do bairro São Domingos, que pediu urgência aos órgãos públicos para tentar solucionar o problema com a construção ou colocação de pedras que funcionem como quebra-mar, evitando que as águas atinjam as casas e cabanas.

Ontem,  a prefeitura de Ilhéus divulgou um release informando que estava realizando o serviço de contenção, com a colocação de pedras.

O presidente da associação rebateu a prefeitura, afirmando que o trator trabalhou apenas um dia, e estava parado desde o dia 27 de julho, e que a foto publicada na matéria mostra contenção de obra particular, parecendo que foi executada pela prefeitura.

Confira as imagens e explanação do presidente da associação no vídeo produzido pelo Agravo: