Prefeitura instala barreira de pedras para conter avanço do mar no litoral norte de Ilhéus


O trabalho para conter o avanço do mar no litoral norte de Ilhéus foi iniciado nesta segunda-feira (10), com a instalação de pedras nos bairros São Domingos e São Miguel. O serviço de contenção é coordenado pelas secretarias municipais de Serviços Urbanos (Secsurb) e Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra). As pedras funcionam como quebra-mar, evitando que as águas atinjam as casas e cabanas e mitigando os danos causados pela erosão marinha.

O prefeito Mário Alexandre ressaltou que o Município desenvolve o serviço visando estabilizar a situação, contudo a previsão é de que o projeto de intervenção seja feito em parceria com o Governo do Estado. “Queremos evitar que as comunidades sofram com os transtornos causados pelo avanço do mar, e por isso, estamos fazendo o possível para viabilizar e executar os serviços. As pedras serão colocadas inicialmente em pontos mais críticos, onde há incidência maior de erosão”.

As pedras estão como condicionantes ambientais da construção da nova ponte. A OAS, empresa responsável pela obra, está encarregada de transportá-las aos bairros São Domingos e São Miguel, este último, todavia, requer um estudo mais específico de adequação e requalificação dos espigões. O enrocamento e correção de problemas constatados nas localidades integram o plano de melhoria do Executivo Municipal proposto para proteger a zona costeira da região norte da cidade.

Informações da Prefeitura de Ilhéus.

Matéria atualizada.

Em contato com o Blog Agravo,  presidente da associação de moradores e comerciantes do São Domingos, rebateu a matéria acima produzida pela SECOM Ilhéus, afirmando que a maquina só trabalhou um dia. A foto encaminhada pela prefeitura, que mostra a contenção, é obra particular. Apenas as pedras soltas foram empurradas pelo trator. 

Nesta quarta-feira, o Blog Agravo trás uma matéria sobre o avanço do mar na localidade do São Miguel.