Ilhéus: Testagem de servidores e professores da rede estadual é iniciada hoje


A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Ilhéus (Sesau) a pedido do Prefeito Mário Alexandre, em parceria com o Núcleo Regional de Educação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), iniciou na manhã desta segunda-feira (10) a testagem para detecção da Covid-19 junto aos servidores e professores da rede estadual de Educação. A testagem dos alunos começa nesta terça-feira (11) e a previsão é que em torno de 12 mil pessoas sejam examinadas até o dia 21 de agosto.

“Em parceria com o Governo do Estado, nosso objetivo é ter um panorama do nível de contaminação pela Covid-19 no público da rede estadual de educação. Colocamos nossas equipes de saúde à disposição para contribuir com essa tarefa fundamental, que vai nos trazer dados reais. Isso tudo contribui para que possamos direcionar nossas ações e buscar os meios adequados de enfrentar o coronavírus e vencer a pandemia”, destacou o Prefeito Mário Alexandre.

A notícia foi anunciada pelo Secretário de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, que recebeu na manhã desta segunda-feira na Sesau, o técnico da Coordenação de Articulação com os Núcleos Territoriais de Educação (CONTE), Leonardo Souza. “A previsão é que com essa testagem em massa, se aponte um aumento de 10% a 15% do número de positivos para Covid-19. Ou seja, em torno de 1.000 a 1.500 pessoas deverão apresentar positivos para Covid-19 aqui em Ilhéus, um aumento significativo no número de ativos. A estrutura de saúde do município está pronta para monitorar e atender os infectados, inclusive contamos com um abrigo para acolher pacientes com sintomas leves”, destacou o titular da saúde municipal, Geraldo Magela.

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde da Sesau, Jeovana Nascimento, “os testes são enviados pela Sesab por meio do Núcleo de Saúde do Estado, em lotes, para o Núcleo Regional de Educação. A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Saúde municipal, realiza todo o suporte na prática da testagem em todas as localidades definidas pelo Estado”.

Os exames via teste rápido para detecção da Covid-19 foram iniciados hoje junto aos servidores e professores. De acordo com informações repassadas pela assessoria de comunicação da SEC, são 18 unidades escolares do Estado no município de Ilhéus, com 661 professores e 296 servidores estaduais na rede. Já estudantes, são 11.370 pessoas ao todo, o que soma um público total de 12.327 indivíduos para testagem.

Os testes estão sendo realizados tanto pelo período da manhã, quanto pelo período da tarde. Cada unidade escolar da rede estadual, por meio do gestor responsável, é quem realiza a convocação do alunado para que se dirija à escola e seja feita a realização do teste, na execução do planejamento realizado pelo Núcleo Regional de Educação do Estado.