Prefeito visita obra do novo hospital maternidade de alta complexidade e UTI-Neonatal e Pediátrica


O Prefeito Mário Alexandre esteve na manhã desta quarta-feira (5) visitando a obra do novo hospital maternidade de alta complexidade e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica de Ilhéus, situado no Alto da Conquista. O novo equipamento, que reflete uma necessidade local e regional de atendimento materno-infantil do Sistema Único de Saúde (SUS), vai revolucionar o serviço para gestantes, mães e crianças de Ilhéus e do Sul da Bahia. Cerca 20,5 milhões são investidos na obra, que está 40% adiantada com entrega prevista para fevereiro de 2021.

“Uma importante conquista que alcançamos para Ilhéus por meio da parceria com o nosso governador Rui Costa e o Secretário de Saúde Fábio Vilas Boas, dentro de um planejamento e pensamento voltado para o presente e futuro do nosso povo, para mais desenvolvimento e progresso da nossa amada cidade de Ilhéus. Trabalhamos para proporcionar toda uma estrutura com UTI’s neonatal e pediátrica para mães e crianças, que aqui irão dar a luz e nascer com segurança e dignidade. Nossas mães não vão mais precisar aguardar vaga em Salvador, fruto de muito planejamento dessa parceria de credibilidade com o Governo do Estado, a quem agradeço”, destacou o Prefeito Mário Alexandre.

Serão 120 leitos no total, sendo que 30 de UTI e 90 leitos clínicos. Dos 30 leitos de UTI, 10 serão leitos gerais e pediátricos e 20 leitos neonatal. Dos 90 leitos clínicos, 47 serão de internação incluídos os leitos canguru, 5 leitos de parto natural, 23 de enfermaria pediátrica, 9 leitos de urgência e emergência de maternidade e 6 leitos de emergência e urgência pediátrica. Além dos leitos, a unidade materno infantil contemplará 2 salas cirúrgicas.

De acordo com o Engenheiro Chefe, da obra, Hugo d’Oliveira Santos, a reconstrução do prédio do antigo hospital regional para a nova unidade hospitalar inclui a construção de novas estruturas, requalificação de todos os leitos, implantação, reforma, revitalização da estrutura e novos serviços para a modalidade assistencial. “Começamos os serviços em janeiro e, desde o início, impusemos um ritmo acelerado com o objetivo de antecipar a entrega da obra o máximo possível. A previsão original está para junho de 2021, mas trabalhamos firmes e fortes para entregar em fevereiro de 2021”, disse. 140 homens executam serviços como demolição, revestimento interno, concretagem de laje, forro e pintura.

O prefeito Mário Alexandre demonstrou alegria com o avanço dos serviços. “É uma vitória. Estou muito feliz com mais esse presente para Ilhéus. Apesar da pandemia, minha alegria é constante em poder sempre levar o positivo para o nosso povo. Isso é o que vamos fazer, programar o futuro, realizar e sempre olhar para frente. Vamos continuar trabalhando”.