Uesc: Consu autoriza aulas não presenciais durante a pandemia


Nesta segunda-feira (3), o Conselho Universitário (Consu), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), autorizou, em caráter excepcional e temporário o uso e desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem, por meio de formas de ensino não presencial, prioritariamente por processos de educação mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), recursos educacionais digitais e outras, em substituição às atividades presenciais para o ensino de graduação e pós-graduação, denominado Ensino na Modalidade Não Presencial.

O documento será encaminhado ao Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), para regulamentar a organização e funcionamento das atividades acadêmicas nos aspectos técnicos, didáticos e científicos relacionados ao Ensino na modalidade não presencial, bem como o Calendário Acadêmico Excepcional.

A Uesc não chegou a iniciar o ano letivo de 2020. A suspensão das atividades presenciais, em decorrência da pandemia gerada pelo novo coronavírus, foram autorizadas pelo Consu, depois de ampla discussão provocada pelo reitor Alessandro Fernandes com os representantes dos segmentos da comunidade acadêmica.

As funções administrativas da gestão e a pós-graduação continuaram em home office. As atividades consideradas essenciais ligadas, principalmente a pesquisa, obedecem rigoroso protocolo de segurança para poder funcionar.

As medidas aprovadas pelo Consu são o resultado do trabalho da comissão constituída pela portaria nº 328, de 13/05/2020, com o objetivo de promover estudos das novas legislações e regulamentações sobre atividades acadêmicas e administrativas, presenciais e remotas, dentre elas, o Parecer CNE-CP nº 5, de 28 de abril de 2020.

Alem das questões relacionadas ao marco legal da pandemia foram feitos diagnósticos de todos os setores e segmentos da instituição. Para capturar as informações. Elaboraram questionários para cada categoria através do Google Forms (formulário online) e distribuídos os links para acesso a partir de plataformas digitais da Universidade (site, Facebook, Instagram) no período de 02 a 13 de junho de 2020.

A Universidade vai estabelecer medidas de apoio para obtenção de equipamentos tecnológicos e acesso à internet aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica através de edital específico. Também, a Uesc estabelecerá plano de qualificação para docentes, servidores técnicos e discentes para o aprimoramento no uso das novas tecnologias digitais de informação e comunicação, com ênfase nas estratégias pedagógicas e didáticas compatíveis com o processo Ensino-aprendizagem na modalidade não presencial.