Bahia e Ceará abrem final da Copa do Nordeste em Salvador


É hora de começar a disputa pela orelhuda! Neste sábado, Ceará e Bahia abrem a decisão da Copa do Nordeste 2020. A bola rola no estádio de Pituaçu, em Salvador, às 16h. A partida terá transmissão ao vivo do Fox Sports, do SBT Nordeste e da Live FC.

O confronto é uma reedição da final de 2015. Na ocasião, o Ceará acabou campeão da Copa do Nordeste pela primeira vez em sua história. Depois de uma vitória por 1 a 0 na Fonte Nova, o Vozão derrotou o Bahia por 2 a 1 no Castelão para erguer a taça inédita.

Derrotado naquela final, o Bahia voltaria à final dois anos mais tarde. Em 2017, o Esquadrão de Aço superou o Sport na decisão e conquistou seu terceiro título da Copa do Nordeste. O Tricolor chegou à decisão novamente no ano seguinte, mas foi superado pelo Sampaio Corrêa.

Os dois finalistas têm campanhas impressionantes na Copa do Nordeste até aqui. Líder do Grupo A, com 17 pontos, o Bahia terminou a primeira fase embalado, com quatro vitórias consecutivas. No mata-mata, superou o Botafogo-PB e o Confiança para garantir sua vaga em mais uma decisão.

O Ceará, por sua vez, é o único time invicto nesta Copa do Nordeste. Por ter empatado muito, ficou na segunda posição na fase de grupos, com 14 pontos. Mas na fase eliminatória, o Vozão mostrou de vez a sua força. Nas quartas, derrotou o Vitória, que também ostentava invencibilidade até ali. Na sequência, deixou para trás o Fortaleza em um Clássico-Rei histórico.

Bahia e Ceará já se enfrentaram nesta Copa do Nordeste, ainda na fase de grupos. O duelo foi no Castelão e terminou empatado por 2 a 2. Os dois gols do Tricolor foram marcados por Gilberto, que desfalcará o time na decisão. Os tentos do Alvinegro foram de Vinicius e Mateus Gonçalves.

Por conta do protocolo contra a covid-19, o jogo de volta da final entre Bahia e Ceará também será disputado no estádio de Pituaçu, sem público. A partida será na próxima terça-feira, 21h30. Em caso de igualdade nos pontos e no saldo de gols do confronto, o título será decidido nos pênaltis.