As composições políticas inesperadas que podem acontecer em Ilhéus


Artigo de Jamesson Araújo.

Na política ilheense, as articulações continuam a todo vapor. As pesquisas de consumo interno vão mostrando o caminho que cada grupo político, com seu pré-candidato a prefeito, deve seguir.

Você, eleitor, sabe que a política, principalmente em época de eleição, guarda surpresas, a exemplo de composições inesperadas.

As declarações do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), no último final de semana, levou o ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP) a reaparecer no cenário político ilheense comentando e tentando rechaçar a ideia apresentada pelo líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia. Pode haver uma união da base do governador!

Mas ambos concordam com uma leitura: a expectativa em torno do nome de Valderico Reis (DEM), não corresponde em números significativos à corrida ao Palácio Paranaguá. Isso deixou o Jabismo abonado.

Os números que demonstram Cacá Colchões completamente dentro do jogo eleitoral, fizeram Jabes sair das cordas e se animar. Tanto que este chegou ao ponto de voltar à cena realizando críticas com tom maior ao governo de Marão.

Ao Jornal Bahia Online, o ex- prefeito, nesta terça-feira (28), fechou as portas para uma aliança com Marão, que até pouco tempo era ventilada por prepostos do governo do PT.

Ninguém é besta! Essa aliança Marão e Jabes (Cacá), apesar de ser especulada, nunca aconteceria. Porém, uma outra pode estar nascendo! Que o governador abra o olho, pois o traído é sempre o último a saber.

Alguém sabe dizer por que a emissora de Valderico Reis não ataca o ex-prefeito e seu afilhado político, Cacá Colchões? Por que Valderico e Cacá não atacam um ao outro?

Em setembro do ano passado, trouxemos a informação sobre o que seria o início de diálogo entre Valderico Junior, Jabes Ribeiro e Cacá Colchões para uma política limpa, ou melhor dizendo, sem ataques. Existe um acordo de cavalheiros!

Hoje, pela primeira vez, em meses, houve uma crítica do ex-prefeito ao Valderico Júnior por não aceitar um direito de resposta na Gabriela FM, em relação as ataques feitos por Mário.

Agora, com toda conjuntura política que se desenha, uma candidatura solitária de Cacá ajudaria o atual prefeito Mário Alexandre, que quanto maior o número de candidatos, maior será a chance de vitória. Isso é fato!

Será que Jabes vai deixar seu inimigo político governar Ilhéus por mais quatro anos?

Mas uma composição entre Cacá e Valderico colocaria, como diz Bruno Henrique do Flamengo, em outro patamar, a corrida eleitoral em Ilhéus.

Vale ressaltar, que Cacá Colchões, hoje no PP e base de Rui, era, assim como Valderico, “menino” de ACM Neto. Cacá tem mais proximidade com Neto, do que o próprio Valderico.

As análises e as pesquisas futuras, vão trazer direcionamentos aos dois pré-candidatos. Isto é, seguirem sozinhos ou realizarem uma composição? Quem seria o vice?

O sonho Jabista é ter Valderico Reis na vice de Cacá Colchões. Será que Valderico aceitaria?

Até o dia 16 de setembro, prazo final das convenções municipais, teremos uma resposta.

Claro que tudo isso vai depender do desempenho do atual prefeito Mário Alexandre nas pesquisas, que até o momento, mostram uma vantagem considerável.