Prefeito Mário Alexandre e o vereador Gil Gomes entregam o novo Posto da Barra


 

Vereador Gil Gomes e o prefeito Mário Alexandre.

 

O prefeito Mário Alexandre entregou na última quinta-feira (16) uma nova unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) à comunidade da Barra de Itaípe, localizada zona norte da cidade. Conforme o gestor, a cobertura da Atenção Básica no município saltou de 17 para 52% em pouco menos de quatro anos. Na oportunidade, o prefeito agradeceu à parceria do vereador Gil Gomes para revitalização do equipamento de saúde.

“Reformamos e entregamos um espaço adequado, para garantir a prestação dos serviços à comunidade da Barra e dos altos. Mais uma etapa vencida e vamos continuar trabalhando para melhorar e recuperar as ruínas de muitos anos encontradas na cidade. A gente faz cada vez mais pelo nosso povo, dentro do compromisso da melhoria da qualidade do atendimento e das condições de trabalho dos nossos profissionais. É uma alegria grande entregar mais um equipamento da maneira que o povo de Ilhéus merece”, destacou Mário Alexandre.

Segundo Gil Gomes, a reforma do Posto da Barra foi a realização de um sonho antigo da população da Barra, que foi esquecida pelas gestões anteriores e não pôde contar com esse importante instrumento do Sistema Único de Saúde por muito tempo, até que o vereador solicitasse e fosse prontamente atendido pelo prefeito Mário Alexandre, que não poupou esforços junto à Secretaria de Saúde para que o Posto da Barra voltasse a funcionar.

Conforme a coordenação da Atenção Básica, mesmo com a pandemia, as equipes prestam atendimento diário. A ESF vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Serão ofertados ao público atendimento com clínico geral, realziação de exame preventivo, pré-natal da primeira à quadragésima semana; acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantojuvenil (CD); hiperdia (acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e diabetes), realização de procedimentos de  sutura e curativo.

“A unidade atende cotidianamente as famílias selecionadas, dispondo de todos os procedimentos para garantir assistência necessária à comunidade”, acrescentou Geraldo Magela, titular da Sesau. O serviço presta atendimento integral e promoção à saúde das famílias assistidas.